Açoriano Oriental
Sismo de magnitude 2,6 sentido nas ilhas de São Jorge e Pico

Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter foi sentido, na tarde de quinta-feira, nas ilhas de São Jorge e do Pico, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Sismo de magnitude 2,6 sentido nas ilhas de São Jorge e Pico

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, aquela entidade revela que o abalo foi registado às 16h55, com “epicentro a cerca de um quilómetro a sudeste de Beira, ilha de São Jorge”.

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Santo Amaro, Urzelina e Manadas (concelho das Velas, ilha de São Jorge).

O sismo foi, ainda, sentido com intensidade III/IV nas freguesias de Rosais e Velas (concelho das Velas, ilha de São Jorge) e na freguesia de Calheta (concelho da Calheta, ilha de São Jorge).

No Pico, o abalo foi sentido com intensidade III na freguesia de Santo António (concelho de São Roque do Pico).

O comunicado do CIVISA não esclarece se este abalo tem ligação à crise sismovulcânica iniciada a 19 de março na ilha de São Jorge, onde a atividade sismovulcânica continua “acima do normal, estendendo-se, grosso modo, desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno – Silveira”.

Num ponto de situação feito quinta-feira, às 10h00, o CIVISA refere que foram, no âmbito desta crise, registados aproximadamente 41.951 eventos de baixa magnitude e de origem tectónica.

“Entre as 00:00 e as 10h00 de hoje (quinta-feira) foram contabilizados aproximadamente 160 sismos”, observa.

Até ao momento, “foram identificados cerca de 295 sismos sentidos pela população”, acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados