Açoriano Oriental
Açores/sismos
Sismo de 2,4 na escala de Richter sentido em São Jorge

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou na ilha de São Jorge, às 13h35, um sismo com magnitude 2,4 na escala de Richter.

Sismo de 2,4 na escala de Richter sentido em São Jorge

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o CIVISA, o epicentro do sismo registou-se a cerca de um quilómetro da Beira, na ilha de São Jorge.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na Escala de Mercalli Modificada em Santo Amaro, no concelho das Velas, ilha de São Jorge.

Hoje, no ‘briefing’ para atualização da situação sismovulcânica, nas Velas, em São Jorge, o presidente do CIVISA disse que “desde o dia 29 de maio tem havido uma frequência diária abaixo dos 120 sismos por dia” e “com pouca sismicidade sentida pela população”.

Segundo adiantou Rui Marques, “não há grandes alterações em relação ao padrão da sismicidade, nas últimas semanas, com alguns dias com maior frequência diária e dias com menor frequência”.

De acordo com o CIVISA, a região epicentral mantém-se e as ocorrências continuam a localizar-se entre os 7,5 e os 12 quilómetros de profundidade.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".

Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, a 19 de março, o sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21h56.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.