Açoriano Oriental
Sindicato quer negociação com governo açoriano para aumentar remuneração complementar

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais nos Açores reivindicou a negociação com o Governo Regional prévia ao aumento da remuneração complementar, alegando que o valor atribuído em 2021 não atenua os custos da insularidade.

Sindicato quer negociação com governo açoriano para aumentar remuneração complementar

Autor: Lusa/AO Online

“O aumento tão celebrado de 2,5% da remuneração complementar é equivalente a 1,66 euros por mês quando atribuído 100%. Não queremos esmorecer os ânimos, mas este valor está longe de atenuar as dificuldades que a insularidade nos traz e para o qual esta remuneração foi criada”, afirmou o coordenador sindical João Decq Mota, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Questionado sobre o valor que considerava justo para o aumento da remuneração complementar, atribuída aos funcionários públicos da região que auferem até 1.308 euros, o sindicalista disse que mais importante do que estipular esse montante era que os sindicatos do setor tivessem sido ouvidos pelo Governo Regional.

“Eu recordo que, nos últimos anos, a única vez que foi feito isso, pelo menos com este sindicato, resultou num aumento da remuneração complementar em 12%, que não era o ideal, mas na altura encontrou-se um valor, em termos numéricos, que, de alguma forma, já tinha algum significado. Não atenuava na totalidade o diferencial, nem isso é muito previsível que se possa fazer, mas reduzia esse diferencial”, salientou.

Segundo João Decq Mota, a negociação com os sindicatos nesta matéria é “obrigatória”, mas o executivo açoriano deixou de a fazer.

“Eu gostava de saber, e já tive oportunidade de perguntar ao Governo [Regional], qual foi a base para que se tenha achado que o aumento para a remuneração complementar era de 2,5%”, questionou, salientando que o diferencial entre o salário médio nacional e salário médio regional “é de pelo menos 110 euros”.

O dirigente sindical criticou ainda o incumprimento do acordo firmado com o anterior executivo açoriano relativo à definição de funções dos trabalhadores dos matadouros públicos da região.

Segundo João Decq Mota, os trabalhadores reivindicavam a recuperação da carreira específica, que tinham até 2008, mas, não tendo sido possível, assinaram um acordo que previa a atribuição de um subsídio de risco e a definição das funções dos trabalhadores.

“Aquilo que se está a passar em alguns matadouros é o não cumprimento deste acordo e o querer fazer com que os trabalhadores possam desempenhar todo o tipo de funções, além do que está na sua categoria. O que decidimos na reunião de direção foi, desde já, exigir o cumprimento do acordo, mas partir para um processo negocial que efetivamente venha a resolver este assunto definitivamente, ou seja, que sejam revistas as carreiras destes trabalhadores”, adiantou.

O sindicato, afeto à CGTP, enviou também uma proposta à União Regional de Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores (URIPSSA) com vista à revisão global do clausulado do Contrato Coletivo de Trabalho em vigor, para que se traduza numa “melhoria efetiva” de salários e carreiras.

Por outro lado, pediu uma maior atenção às medidas de prevenção de surtos de covid-19 nestas instituições, propondo a “distribuição com regularidade de equipamentos de proteção individual”, o “reforço de recursos humanos” e o “respeito pelos horários de trabalho”.

“Temos relatos efetivos dos nossos associados em diversas instituições da sobrecarga que esta pandemia tem exigido e de que os serviços também têm forçado os trabalhadores [para] que isso aconteça. Em regra, são distribuídos equipamentos, mas aquilo que nós alertamos é para que haja um rigor efetivo, para que todas as instituições cumpram essa situação”, frisou.

O sindicato denunciou ainda o que considerou um “claro desrespeito ao direito à greve” na Escola Básica e Integrada dos Ginetes, na ilha de São Miguel, no passado dia 20 de maio, alegando que “os funcionários efetivos foram substituídos por trabalhadores ao abrigo dos programas ocupacionais”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados