Açoriano Oriental
Serviços Florestais investigam causas do aparecimento de coelhos mortos na Lagoa

Os Serviços Florestais estão a acompanhar e a investigar as causas do aparecimento, esta semana, de alguns coelhos mortos no concelho de Lagoa, na ilha de São Miguel, sendo prematuro, nesta fase, falar em novo surto de febre hemorrágica, refere nota do Executivo.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo explica o Governo, o trabalho que está a ser levado a cabo visa perceber se o número de animais encontrados mortos vai aumentar de forma significativa e, em caso positivo, em que zonas.



Paralelamente, estão a ser recolhidas amostras para envio para um laboratório no continente, para se apurar se a causa da morte dos coelhos encontrados é ou não a nova variante da doença hemorrágica viral - DHV.



Além da monitorização permanente dos efetivos populacionais levada a cabo pelos Serviços Florestais, sempre que são detetados coelhos mortos são recolhidas amostras para análise e despiste da doença.


"Face aos elementos que disponíveis por agora, é prematura a tomada de qualquer decisão no que diz respeito à gestão cinegética, uma vez que essa decisão deverá estar dependente dos resultados das análises ou dos resultados da monitorização que está a ser efetuada, no que diz respeito à evolução da deteção de coelhos mortos".



Desta forma, enquanto se aguarda pelo resultado das análises, o Governo Regional recomenda aos caçadores que adotem os comportamentos higio sanitários habituais e evitem o contacto com as zonas onde avistem coelhos mortos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados