Açoriano Oriental
Seminaristas vão estudar para o Porto mas seminário de Angra não encerra

A formação dos seminaristas da Diocese de Angra no próximo ano letivo passará a ser feita no Porto, mas sem que isso implique o encerramento do seminário açoriano, disse o bispo dos Açores.

Seminaristas vão estudar para o Porto mas seminário de Angra não encerra

Autor: Lusa


“O seminário de Angra não acaba, pelo contrário, vive um momento em que procura de uma forma mais capacitada acompanhar todos os candidatos de todas as idades que queiram fazer estudos teológicos e serem sacerdotes na diocese”, assegurou Armando Esteves Domingues, numa conferência de imprensa realizada em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O bispo dos Açores reagiu desta forma a uma informação da Diocese do Porto, que revelou hoje no seu ‘site’ que “já a partir do próximo ano académico de 2024/25, os primeiros alunos de Angra do Heroísmo passarão a realizar o seu processo formativo no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição e a frequentar as aulas da Faculdade de Teologia”.

Nas declarações aos jornalistas, o bispo de Angra disse que se trata de “um processo que dura há mais de 30 anos”, quando Aurélio Granada Escudeiro, antigo bispo dos Açores, “na década de 90, estudava a hipótese de os estudos serem feitos na Universidade Católica”.

Armando Esteves Domingues referiu ainda que, na sequência de um parecer do Conselho Presbiterial, que o bispo de Angra aceitou como sendo vinculativo, os membros daquele órgão “decidiram que os candidatos ao sacerdócio fossem encaminhados para uma licenciatura civil e canónica”.

O prelado diocesano esclareceu igualmente que pretende-se que as licenciaturas sejam feitas “na Universidade Católica e, se possível, numa comunidade, num seminário, no continente”.

“No continente as dioceses já estão agrupadas em grupos, fazendo estudos em conjunto”, sendo que “a Diocese de Angra é a última a aderir”, acrescentou.

O responsável pela Diocese Angra explicou também que “a partir da decisão do Conselho Presbiteral foi pedido à equipa formadora que iniciasse contactos com a diocese que foi mais votada, a do Porto”, sendo que o órgão “deu parecer positivo ao bispo e está disponível” para receber os seminaristas dos Açores.

A notícia da Diocese do Porto surge nesse contexto, ainda segundo o bispo de Angra.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados