Açoriano Oriental
Semana Europeia das Regiões e Cidades arranca na segunda-feira com seis mil participantes
A 8ª Semana Europeia das Regiões e Cidades, designada Open Days 2010, arranca na segunda feira em Bruxelas, com seis mil representantes das várias regiões a debaterem temas como a mobilidade e a cooperação transfronteiriça.

Autor: Lusa / AO online

As comitivas das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo asseguram a presença portuguesa no evento.

A CCDR do Norte participará em seminários sobre cooperação transfronteiriça, apresentando o recém-criado Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial entre o Norte de Portugal e a Galiza.

A região Centro participa nos Open Days integrada numa parceria com regiões de Espanha, Reino Unido, Polónia, Noruega, Alemanha, Dinamarca e Norte de Portugal.

Uma das participações desta região será através da comunicação “o cluster do habitat sustentável na Região Centro de Portugal”.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, que lidera uma parceria com outras 11 regiões europeias, abordarão, entre outros, os temas da compatibilização do desenvolvimento urbano com os problemas ambientais e sociais; as novas tecnologias e a melhoria da vida nas cidades e as atuais questões da mobilidade dos cidadãos.

A CCDRLVT destaca a apresentação do projeto MARE sobre políticas de mobilidade e acessibilidade nas regiões do sul da Europa.

O Alentejo participa num conglomerado formado por regiões e cidades italianas, polacas, checas, turcas, holandesas e búlgaras que abordarão as boas práticas relacionadas com a cooperação transfronteiriça.

Os Open Days realizam-se de 4 a 7 outubro sob o tema “Europa 2020: Competitividade, cooperação e coesão para todas as regiões”.

O evento é coorganizado pela Comissão Europeia e o Comité das Regiões, envolve 244 regiões e cidades de toda a Europa e prevê a participação de mais de 6000 pessoas nos 130 seminários, workshops, debates e acontecimentos paralelos que terão lugar durante a semana.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados