Açoriano Oriental
Secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional tomaram posse
Trinta e sete secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional tomaram hoje posse no Palácio da Ajuda, numa cerimónia que demorou menos de 30 minutos.
Secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional tomaram posse

Autor: Lusa

A tomada de posse dos secretários de Estado, que decorreu na Sala dos Embaixadores do Palácio da Ajuda, teve início pontualmente às 12:00, com a leitura do “auto de posse” dos secretários de Estado.

De seguida, um a um, e pela ordem da lei orgânica do Governo, os novos secretários de Estado deslocaram-se para junto da mesa, prestaram juramento e assinaram o auto de posse.

Depois, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, assinou também o “auto de posse” dos secretários de Estado.

No final da cerimónia, o chefe de Estado apresentou cumprimentos aos secretários de Estado empossados.

Como é habitual na tomada de posse dos secretários de Estado, nem o Presidente da República, nem o primeiro-ministro discursaram.

Nas primeiras filas, além do primeiro-ministro José Sócrates, estavam os ministros do novo Governo e o secretário de Estado da presidência Conselho de Ministros, João Tiago Silveira, que tomaram posse na segunda-feira.

Entre os convidados que assistiram à cerimónia estiveram os ex-ministros do anterior Governo Mário Lino (Obras Públicas) e José Pinto Ribeiro (Cultura), bem como alguns antigos secretários de Estado do primeiro executivo de José Sócrates e que não foram reconduzidos, como Eduardo Cabrita (Administração Local), Francisco Ramos (Educação) e José Miguel Medeiros (Protecção Civil).

O presidente do PS, Almeida Santos, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e os deputados socialistas Vera Jardim e Maria de Belém Roseira estiveram também entre convidados que assistiram à cerimónia, que não contou com a presença de nenhum dos líderes partidários da oposição.

A equipa de secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional, o segundo Governo liderado por José Sócrates, apresenta 17 novos elementos em relação ao anterior executivo.

Em relação ao último Governo, vão continuar secretários de Estado com as mesmas pastas 16 membros.

Há ainda a registar cinco secretários de Estado que transitam do XVII para o XVIII Governo Constitucional mas que mudam de pasta.

No total, são 38 os secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional, porque na segunda-feira tomou já posse como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros João Tiago Silveira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados