Autor: Lusa/AO Online
As canções mais votadas na eliminatória de sábado, transmitida em direto na RTP1 a partir dos estúdios de Lisboa, foram: “Na mais profunda saudade” (tema composto por Hélder Moutinho e interpretado por Valéria), “Saudade” (Karetus/Karetus e Romeu Bairos) “Love is on my side” (Tatanka/The Black Mamba) “Dia Lindo” (Fábia Maia) e “Contramão” (Filipe Melo/Sara Afonso).
Estas cinco canções, de um conjunto de dez que estiveram em competição, vão agora à final, marcada para 6 de março, e que, ao contrário de anos anteriores, vai acontecer em estúdio e sem público, devido à pandemia da covid-19.
Na segunda semifinal, marcada para 27 de fevereiro, também nos estúdios da RTP em Lisboa, competem outras dez canções. Nesse dia serão escolhidos os restantes cinco temas que disputarão a final.
Nas duas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespetadores e um júri cujos elementos - os cantores Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho e Rita Guerra, a fotógrafa Rita Carmo e a radialista Vanessa Augusto - foram escolhidos pela RTP.
Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
Os temas a concurso podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.
Em
2020 o Festival da Canção foi adiado um ano devido à pandemia da
Covid-19. Em 2021, não há risco de o concurso, que reúne representantes
de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as
atuações nos seus países.