Açoriano Oriental
“Saudade” de Romeu Bairos entre as canções finalistas do Festival da Canção

As primeiras cinco canções finalistas do Festival da Canção foram selecionadas no sábado na primeira de duas semifinais, para escolher o representante de Portugal no 65.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio nos Países Baixos.

“Saudade” de Romeu Bairos entre as canções finalistas do Festival da Canção

Autor: Lusa/AO Online

As canções mais votadas na eliminatória de sábado, transmitida em direto na RTP1 a partir dos estúdios de Lisboa, foram: “Na mais profunda saudade” (tema composto por Hélder Moutinho e interpretado por Valéria), “Saudade” (Karetus/Karetus e Romeu Bairos) “Love is on my side” (Tatanka/The Black Mamba) “Dia Lindo” (Fábia Maia) e “Contramão” (Filipe Melo/Sara Afonso).

Estas cinco canções, de um conjunto de dez que estiveram em competição, vão agora à final, marcada para 6 de março, e que, ao contrário de anos anteriores, vai acontecer em estúdio e sem público, devido à pandemia da covid-19.

Na segunda semifinal, marcada para 27 de fevereiro, também nos estúdios da RTP em Lisboa, competem outras dez canções. Nesse dia serão escolhidos os restantes cinco temas que disputarão a final.

Nas duas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespetadores e um júri cujos elementos - os cantores Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho e Rita Guerra, a fotógrafa Rita Carmo e a radialista Vanessa Augusto - foram escolhidos pela RTP.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Os temas a concurso podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.

Em 2020 o Festival da Canção foi adiado um ano devido à pandemia da Covid-19. Em 2021, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.