São Miguel com linhas expresso, frota elétrica e ligações noturnas

A AzoresBus começa a operar a partir de 1 de setembro com duas linhas expresso que ligam o Nordeste e a Povoação a Ponta Delgada, 18 autocarros elétricos, 34 veículos com zero quilómetros, e cinco ligações noturnas



Mais de 80 autocarros, cerca de 1500 paragens e três milhões de quilómetros percorridos todos os anos. Foram estes os números que a Azores Bus, da empresa Vale do Ave Açores, anunciou na apresentação da nova operação de transporte público em toda a ilha de São Miguel, que começa já no dia 1 de setembro.

Estão previstas 55 linhas, cerca de 64 mil circulações por ano, cerca de 1500 paragens e 117 zonas tarifárias. Além disso, a empresa espera chegar, nos próximos anos, a cinco milhões de passageiros por ano.

Mas nem tudo são números, sublinhou Fernando Salgado, CEO da Vale do Ave: “Sabemos que uma boa concessão não se faz apenas de autocarros novos ou de tecnologia, faz-se sobretudo de pessoas”.

Rede única para toda a ilha

A partir de setembro, as três redes que existem atualmente serão integradas numa única rede de transporte público. Apesar das mudanças, a empresa quer manter, sempre que possível, a numeração semelhante à que os passageiros já conhecem. A ideia é facilitar a transição.

Haverá linhas para as diferentes zonas da ilha, duas linhas expresso e linhas noturnas. Além das linhas expresso, outra novidade prevista diz respeito à mudança do sistema tarifário em Ponta Delgada. Sérgio Ferreira, diretor-geral da empresa Vale do Ave, adiantou que será criada uma grande zona que permitirá aos passageiros mudar de linha dentro dessa mesma área, sem as limitações que existem agora.

A ideia é facilitar, nessa zona, o uso dos transportes públicos para quem precisa de mudar de autocarro para chegar ao destino.

34 autocarros novos e 18 elétricos

Dos mais de 80 autocarros que vão assegurar a operação, 18 serão elétricos e 34 serão  completamente novos. E, todos eles, sem exceção, serão climatizados.

O investimento previsto para esta operação, por parte da empresa Vale do Ave Açores, ultrapassa os 15 milhões de euros. Além da frota, a empresa criou uma nova base operacional no Azores Park.

É nesse espaço que serão asseguradas as áreas de operação, manutenção, administração e carregamento dos autocarros elétricos. Prevê-se que fique concluído até ao final deste ano,  nem que seja apenas a primeira fase.

Sérgio Ferreira garantiu ainda que a maioria dos trabalhadores contratados para a operação foi recrutada localmente: “Temos 20 pessoas associadas a esta estrutura local que é composta, sobretudo, por micaelenses ou por filhos da terra. Nós recrutámos 95% do nosso efetivo aqui na ilha, e pretendemos continuar desta forma. Faz parte dos nossos objetivos profissionais e operacionais”, acrescenta Sérgio Ferreira.

Linhas expresso com cinco horários

A linha E02, que liga a Povoação a Ponta Delgada, e vice-versa, em cerca de uma hora e 15 minutos, conta com cinco horários: dois da Povoação até Ponta Delgada, com saídas às 7h00 e às 14h30, e três no circuito inverso, com partidas de Ponta Delgada às 10h00 e às 12h00 e a última saída da Ribeira Grande às 18h50. As ligações funcionam nos dias úteis.

A operação da linha E01, que liga o Nordeste a Ponta Delgada, conta também com cinco ligações: duas a sair do Nordeste, a primeira às 7h10 e outra às 15h30. No circuito inverso são três horários, sendo que o segundo tem como  destino Ribeira Grande:  o primeiro às 8h30; segundo às 16h30; e o terceiro às 18h15. Também sempre nos dias úteis.

Cinco linhas noturnas

A linha N01 sai às 20h00 de Ponta Delgada (Alfândega), faz o percurso pela Fajã de Cima e pela Fajã de Baixo e termina às 21h00 no Forte de São Brás, em Ponta Delgada, nos dias úteis.

A linha N02 liga Ponta Delgada a Santo António. Nos dias úteis e aos sábados, sai às 21h50 e à meia-noite. Aos domingos e feriados, mantém os mesmos horários. No percurso inverso, de Santo António para Ponta Delgada, há um horário por dia: às 22h50, tanto nos dias úteis como aos sábados, domingos e feriados.

A linha N03, Circular Ponta Delgada, Arrifes, Relva, sai do Forte de São Brás às 21h15 e às 23h15, tanto nos dias úteis como aos fins de semana e feriados.

A linha N04, entre Ponta Delgada e Vila Franca do Campo, tem dois horários todos os dias: sai das Piscinas de Ponta Delgada às 21h15 e às 23h15. O circuito inverso é feito diariamente às 22h15.

A linha N05, de Ponta Delgada à Ribeira Grande, tem dois horários todos os dias: o primeiro a sair das Piscinas de Ponta Delgada às 21h15 e o segundo às 23h15. O circuito inverso começa no Terminal da Ribeira Grande às 22h00, também todos os dias.

Mais pormenores destes percursos ou de outros já estão disponíveis no site da AzoresBus.

Horário à paragem

Os passageiros vão saber onde estão os autocarros em tempo real. Uma das novidades diz respeito à gestão do tempo à paragem e não apenas ao percurso. Existe um tempo estimado para a chegada à paragem seguinte, o que facilita a operação e permite ao passageiro saber onde está o autocarro e se já passou ou não, por exemplo.

Mas Sérgio Ferreira sublinha que os primeiros meses serão de adaptação e será preciso afinar a operação.

Apenas 25% das paragens têm abrigo para passageiros

Segundo os dados apresentados por Sérgio Ferreira, com base no levantamento feito pela empresa, 70% das paragens da ilha ainda não têm suporte de informação e apenas 25% têm abrigo para passageiros.

A melhoria destes espaços depende também do Governo Regional, dos municípios e das juntas de freguesia, diz o diretor-geral.

Relativamente ao futuro, um dos objetivos passa também pela criação de um passe único de circulação para toda a ilha de São Miguel, de forma a que  a mobilidade dos passageiros se torne mais fácil

Em relação aos preços, Fernando Salgado garante que não foram aumentados, foram feitos apenas os ajustes normais associados à inflação.









PUB