Açoriano Oriental
Santander encerra balcão em São Roque do Pico

O Santander vai encerrar o balcão em São Roque do Pico, na próxima sexta-feira, facto que preocupa a autarquia local.

Santander encerra balcão em São Roque do Pico

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O Santander comunicou à Câmara Municipal de São Roque o encerramento do seu balcão no próximo dia 27 de novembro, sexta-feira, à semelhança do que irá acontecer em São Miguel, com o fecho de dois balcões, e uma na ilha das Flores, numa decisão do banco espanhol de ajustar a rede de balcões em todo o país e que desde o final de 2015 levou ao encerramento de mais de um quarto da sua rede de balcões a nível nacional e à saída de cinco mil trabalhadores, indica nota.

O presidente da autarquia, Mark Silveira, lamenta a decisão "unilateral do banco em virar as costas à população que ao longo de anos deu muito dinheiro a ganhar à instituição", disse citado em nota.

"A intenção de encerrar é uma decisão que recebemos com desagrado e surpresa. Essa posição foi transmitida à Câmara pelos diretores regionais do Santander durante uma reunião realizada no início do mês. Na altura apresentei uma série de argumentos com o objetivo de tentar demover a concretização do encerramento, mas a instituição de crédito não foi sensível às nossas pretensões e manteve-se irredutível. Um banco que não quer estar próximo dos nossos munícipes não serve o concelho e, portanto, a Câmara Municipal de São Roque do Pico deixará de trabalhar com o Santander".

Desta forma, a autarquia tem vindo a desenvolver vários contactos junto de outras instituições bancárias, tentando cativá-las a abrir agência no concelho.

Mark Silveira, afirma que foram feitos "contactos com bancos que nunca trabalharam no concelho e com outros que já tiveram porta aberta. Para tentar assegurar a vinda de novos balcões a câmara apresenta como mais valia o seu volume de negócios anual, na ordem dos cinco milhões de euros. A nossa proposta está a ser avaliada pelos conselhos de administração das entidades bancárias, mas ainda não temos respostas, embora exista uma demonstração de interesse muito forte por parte de uma entidade em
regressar a São Roque do Pico”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados