Açoriano Oriental
Rua dos Mercadores fechada ao trânsito no Dia Europeu Sem Carros

Num dia em que se pretende consciencializar as populações para a mobilidade e a qualidade de vida urbana vão ser organizados alguns eventos

Rua dos Mercadores fechada ao trânsito no Dia Europeu Sem Carros

Autor: Ana Carvalho Melo

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala hoje o Dia Europeu Sem Carros encerrando a Rua dos Mercadores ao trânsito, entre as 11h00 e as 24h00, e convidando os comerciantes locais a montarem esplanadas e expositores em frente aos seus estabelecimentos, por forma a dinamizar aquela via.

De acordo com nota enviada à comunicação social, durante o dia de hoje a autarquia vai ainda promover animação musical na Rua dos Mercadores. Assim junto ao quiosque, atuará o DJ Play a partir das 15h00 e na Travessa do Arco, às 17h00, haverá música com os Acoustic.

“Desta forma, também se pretende chamar mais pessoas a esta rua do centro histórico de Ponta Delgada, uma vez que o Dia Europeu Sem Carros tem precisamente como objetivo disponibilizar a via pública para peões e ciclistas”, realça a Câmara Municipal em nota enviada à comunicação social.

Também no município da Ribeira Grande hoje se assinala Dia Europeu Sem Carros, iniciativa que é o culminar da Semana Europeia da Mobilidade.

De acordo com nota da Câmara da Ribeira Grande, esta iniciativa, anualmente lançada pela Comissão Europeia, “visa promover o aumento de soluções de transporte sustentável para as vilas e cidades da sociedade atual e consciencializar o cidadão para os potenciais benefícios que daí advêm para o ambiente, para a saúde e para a qualidade de vida”.

Desta forma entre 18 e 20 de setembro, o município ribeira-grandense promoveu várias as atividades, com destaque para a feira de veículos elétricos e híbridos de várias marcas que responderam afirmativamente ao repto lançado pela autarquia para marcarem presença no evento.

“Sob o lema “Emissões zero, mobilidade para todos”, a Semana Europeia da Mobilidade inclui, na Ribeira Grande, experiências gratuitas em viaturas elétricas e distribuição de brindes a quem participar no evento”, é destacado.

O Dia Europeu Sem Carros foi adotado pela União Europeia em 2000 para consciencializar as populações para a mobilidade e qualidade de vida urbana.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados