Açoriano Oriental
Governo
Ricardo Mestre e Margarida Tavares novos secretários de Estado na Saúde

O primeiro-ministro propôs ao Presidente da República a nomeação de Ricardo Mestre para o cargo de secretário de Estado da Saúde e de Margarida Tavares para as funções de secretária de Estado da Promoção da Saúde.


Autor: Lusa/AO Online

Esta proposta de nomeação foi divulgada na página oficial da Presidência da República na Internet.

“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação de três novos secretários de Estado, aos quais conferirá posse sexta-feira, pelas 19h30 (menos uma nos Açores), no Palácio de Belém”, lê-se na nota.

Tal como a anterior equipa de Marta Temido, também o novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, terá consigo dois secretários de Estado, que vão substituir os deputados do PS António Lacerda Sales e Fátima Fonseca.

Ricardo Mestre, natural de Serpa, é subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde desde junho deste ano, sendo licenciado em economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em 2001.

De acordo com a nota curricular divulgada pelo Governo, Ricardo Mestre é especialista em administração hospitalar e pós-graduado em administração de serviços de saúde.

Entre outras funções, foi gestor de projeto no Conselho das Finanças Publicas na área da saúde e do Setor Público Empresarial entre março 2021 e junho 2022, e vogal executivo do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) entre março de 2016 e março de 2021.

Já Margarida Tavares, natural de Vale de Cambra, é coordenadora da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes do Centro Hospitalar Universitário de São Soão (CHUSJ).

Licenciada em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e mestre em Saúde Pública pela École de Santé Publique Institut Pasteur em Paris, Margarida Tavares é assistente graduada de infeciologia do Serviço de Doenças Infeciosas CHUSJ.

Membro do Conselho Nacional de Saúde Pública desde 2020, é também diretora do Programa Prioritário para a área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana desde 2021.

Docente e regente da Unidade Curricular Controlo das Doenças Transmissíveis do Mestrado de Saúde Pública da Universidade do Porto de 2018 a 2022 e investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto são outras funções destacadas pelo executivo no currículo de Margarida Tavares.

O novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, médico, especialista em medicina interna, foi empossado no cargo no passado sábado, substituindo Marta Temido, que se demitiu destas funções a 30 de agosto.

Após ser empossado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ex-eurodeputado socialista assumiu que terá um “desafio muito exigente” e que o enfrentará “com muita determinação, com muita vontade de trabalhar em prol da saúde dos portugueses e em prol do Serviço Nacional de Saúde".

Interrogado se está confortável com o novo Estatuto do SNS, Manuel Pizarro respondeu: "Se não me sentisse confortável não poderia tomar hoje posse neste lugar".

Já a equipa cessante no Ministério das Finanças, a ex-ministra Marta Temido e os ex-secretários de Estado António Lacerda Sales e Fátima Fonseca, retomaram na quarta-feira funções como deputados do PS na Assembleia da República.

Devido a esta retoma dos três antigos governantes, deixam a bancada do PS as deputadas Alexandra Tavares Moura, Cláudia Avelar Santos e Rosa Isabel Cruz.

Nas últimas eleições legislativas, Marta Temido e Lacerda Sales foram cabeças de lista do PS, respetivamente pelos círculos eleitorais de Coimbra e Leiria. Já Fátima Fonseca foi eleita pelo círculo de Lisboa no 16.º lugar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados