Açoriano Oriental
Ribeira Grande promove concurso ‘Prémio Literário Gaspar Fructuoso’

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande anunciou, durante a sessão de encerramento do Congresso “Gaspar Fructuoso: Diferentes Olhares, Novos Debates”, o relançamento do concurso “Prémio Literário Gaspar Fructuoso”.

Ribeira Grande promove concurso ‘Prémio Literário Gaspar Fructuoso’

Autor: Ana Carvalho Melo

De acordo com nota enviada à comunicação social, para o autarca esta é  uma iniciativa que homenageia o importante historiador açoriano e que pretende criar e consolidar hábitos de leitura, promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária, bem como divulgar autores ribeira-grandenses e a cultura do concelho.

“Apesar de não ser natural da Ribeira Grande, Gaspar Fructuoso viveu grande parte da sua vida aqui, como vigário da Igreja Matriz, a partir de 1564. Foi na Ribeira Grande que terá escrito “Saudades da Terra”, uma obra que ainda hoje é muito procurada”, afirmou Alexandre Gaudêncio.

Na ocasião, autarca elencou, ainda, os vários momentos que ocorreram ao longo do ano e que evocaram os 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso, tendo destacado a realização da Feira Quinhentista, uma exposição itinerante e um roteiro cultural, na Ribeira Grande, sempre com o intuito de dar a conhecer a sua vida e obra. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados