Revista de Imprensa Nacional


 

Lusa / AO Online   Nacional   6 de Dez de 2009, 08:15

A criação de uma comissão de inquérito ao computador 'Magalhães', a corrida à liderança do PSD e a contratação pelo Ministério de Agricultura de uma empresa privada para a fiscalização são alguns destaques da imprensa de hoje.

"PSD impõe comissão de inquérito ao 'Magalhães", escreve em manchete o 'Diário de Notícias' (DN), explicando que o facto do portátil da empresa J.P. Sá Couto ter sido escolhido sem concurso público para o programa 'e-escolinhas' está "na mira dos sociais-democratas".

O DN chama ainda à primeira página o caso 'Face Oculta', titulando "Manuel Godinho pagou duas vezes 10 mil euros", e a cimeira das alterações climáticas, com o título "Obama garante presença no final da Cimeira de Copenhaga".

O jornal publica igualmente uma entrevista com o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, que critica a oposição e afirma: "Estamos muito longe de uma moção de censura ou de confiança".

O 'Jornal de Notícias' (JN) publica uma entrevista do candidato à liderança do PSD Pedro Passos Coelho, que desafia Marcelo rebelo de Sousa a ir a votos e afirma: "Chegou a hora do PSD se emancipar dos velhos do Restelo".

A campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar também merece destaque na capa do JN, com uma foto do trabalho dos voluntários e o título "Recolha do Banco Alimentar ajuda 267 mil pessoas".

"Municípios pedem regiões e Sócrates dá dois mil estágios" e "Aumento do roubo de azulejos em locais públicos de Lisboa" são outras chamadas de capa do JN.

O 'Correio da Manhã' (CM) puxa para manchete a contratação pelo Ministério da Agricultura, por 3,5 milhões de euros/ano, de uma empresa privada para aumentar a fiscalização, escrevendo "Agricultura contrata 92 seguranças".

O CM destaca igualmente na primeira página a cimeira do clima, com o título "Planeta unido por melhor ambiente", e a explosão numa discoteca na Rússia, que sábado matou mais de 100 pessoas.

O caso 'Face Oculta' aparece novamente na capa do CM de hoje, com o título "Vara pronto para regressar ao BCP".

Já o jornal 'Público' destaca a pressão do presidente do governo da Madeira à direcção nacional do PSD para que a eventual aprovação do orçamento rectificativo fique dependente de um empréstimo de 129 milhões a contrair pelo governo regional.

"Jardim pede 129 milhões para PSD aprovar orçamento rectificativo", escreve o 'Público' em manchete, acrescentando que o pedido consta de um parecer à proposta de rectificação do orçamento apresentada pelo Governo socialista e cujo debate está agendado para dia 11, no Parlamento.

"Sócrates não reage às queixas dos autarcas", numa referência aos protestos tornados públicos no congresso da Associação nacional de Municípios Portugueses, e "Islamofobia está a crescer em toda a Europa".

O '24 Horas' destaca o caso do actor José Wallenstein, que terá de hipotecar a casa para pagar 30 mil euros de impostos e se diz "roubado" pelo Estado, sob o título "Endividado por engano do fisco".

A partida de hoje entre o Benfica e a Académica, que em caso de vitória fará o clube da Luz igualar o Braga na liderança do campeonato nacional de futebol, uma entrevista ao futebolista Miguel Veloso e a rescisão do espanhol Ângulo com o Sporting são os destaques nos jornais desportivos.

"Luisão e Aimar para voltar ao topo", escreve em manchete o jornal 'A Bola', que destaca igualmente na primeira página o empate a um golo do Leixões com o SP.Braga, com o título "Eduardo compromete liderança isolada".

"Contem connosco em todas as competições", afirma o sportinguista Miguel Veloso em entrevista ao jornal 'O Jogo', que puxa ainda para manchete a rescisão do espanhol Ângulo com o clube de Alvalade e o reforço da equipa comandada por Carlos Carvalhal, com o título "Sporting ataca três reforços em Janeiro".

"Jara confirma Benfica", destaca em manchete o 'Record', que contactou o argentino e recebeu a confirmação de que havia contactos com o clube da Luz para a contratação do jogador.

"Ângulo rescinde", escreve ainda na primeira página o 'Record', que faz igualmente uma chamada de capa com a vitória do Real Madrid por 4-2 sobre o Almeria com o título "Show Ronaldo", numa alusão ao desempenho do jogador português, que falhou um penalty e foi expulso.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.