Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
A afluência "histórica" às urnas nos Estados Unidos para a eleição do novo presidente merece hoje destaque nos jornais de Lisboa, sendo que alguns antecipam que Barack Obama venceu o acto eleitoral.

Autor: Lusa/AO
 A diferença horária entre os Estados Unidos e Portugal o facto de só de madrugada ter sido apurado oficialmente o vencedor das presidenciais norte-americanos impede os matutinos de anunciar a vitória de Barack Obama, só o fazendo nas edições electrónicas.

    O pedido de empréstimo feito pelo presidente regional da Madeira para pagar os ordenados de Novembro e o 13º mês é outro tema da capa dos jornais, que ainda destacam a passagem do Sporting aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e mais situações relacionadas com o BPN.

    "Estados Unidos em dia de afluência histórica, vencer foi só o mais fácil" escreve o Público, enquanto, na mesma linha, o Jornal de Notícias diz "Votação em massa nos Estados Unidos".

    O Diário de Notícias refere: "Obama histórico" e o Correio da Manhã avança: "Televisões dão Obama presidente".

    "Jardim faz empréstimo para pagar 13º mês" lê-se no primeiro título do Público, sobre o pedido de 50 milhões de euros à banca.

    Este diário titula ainda "PS admite emendar lei da nacionalização" e "[Presidente da República] Cavaco analisa condições para aprovação na AR" do estatuto dos Açores e "Sporting chega aos ´oitavos´ pela primeira vez", após vencer o Shakhtar Donestk por 1-0.

    "[Miguel] Cadilhe só aceitou ir para o BPN com plano reforma de 110 milhões" de euros, revela hoje o Diário de Notícias.

    O jornal destaca igualmente a vitória do Sporting e a notícia de que 111 mil pessoas vão receber o salário mínimo em 2009.

    "Suspeita de comissões ilegais no BPN" realça o Correio da Manhã, adiantando que há gestores do banco sob investigação devido a negócios imobiliários.

    Sobre o Sporting, este diário escreve: "Vitória histórica com selo de Derlei", o autor do único golo da partida disputada terça-feira.

    O diário noticia ainda que o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) falhou na morte de um cirurgião, em Samora Correia.

    "Governo recua na lei das nacionalizações" titula o Jornal de Notícias que recorda que a proposta inicial previa a nacionalização sem autorização do Parlamento.

    O 24horas diz que o "Filho do homem que afundou o BPN ["José Oliveira e Costa"] ainda é director no banco".

    O Diário Económico publica uma entrevista com D José Policarpo, onde o Cardeal Patriarca de Lisboa diz que a "Desconfiança em relação à banca seria um desastre para o país" e pede ao governo para não ceder a políticas eleitoralistas.

    Noutro título, o jornal avança que a inspecção tributária definiu como objectivo para 2009 a investigação de hospitais e clínicas privadas na Grande Lisboa, a Inspecção à banca e clubes é reforçada.

    O Jornal de negócios noticia a valorização da bolsa em seis dias, no valor de 20 por cento.

    "CGD quis comprar BPN um dia antes de [Miguel] Cadilhe apresentar o seu plano a Teixeira dos Santos [ministro das Finanças]", destaca também o jornal.

    A revista Focus dedica a capa às eleições norte-americanas, com o título "Tudo é diferente na América", com uma imagem onde surge a cara de Barack Obama no lugar do da estátua da Liberdade.

    O brasileiro Derlei ocupa as capas dos matutinos desportivos, graças ao golo que marcou ao Shakhtar Donetsk e que leva o Sporting aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

    “Página de ouro”, escreve A Bola, referindo que “golo de Derlei garante apuramento para os oitavos-de-final da Champions a duas jornadas do fim” e que “Sporting passa fase de grupos pela primeira vez”.

    Quanto ao Dínamo de Kiev-FC Porto que hoje se disputa, o matutino anuncia “Helton [guarda-redes] de volta em jogo de tudo ou nada”.

    “Ninja faz história”, proclama o Record, assinalando que “golo de Derlei coloca leões nos oitavos da Champion” e referindo que “Sporting discute liderança do grupo com o Barcelona em Alvalade”.

    O jornal cita ainda uma declaração do técnico do FC Porto, Jesualdo Ferreira, sobre o momento da equipa (“sinto a dor dos jogadores”) e indica que o treinador “esconde” guarda-redes.

    O Jogo fez as contas e na primeira página coloca o título “9,4 milhões em caixa”, destacando que o Sporting está “pela 1ª vez nos oitavos da Champions graças ao génio de Izmailov e Derlei matador”.

    Numa pequena chamada, refere-se à eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, anunciando que o novo “homem-forte dos EUA joga básquete, é adepto do West Ham e mete água no bowling”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados