Autor: Lusa/AO Online
"Quase todos os revendedores da ilha estão sem gás", afirmou João Paulo Corvelo, considerando esta situação "inaceitável”.
“Nesta época de Natal e de Fim de Ano, não se compreende que não haja nas Flores um bem essencial como o gás doméstico”, frisou o dirigente do PCP/Flores.
A ilha das Flores, onde se encontra o ponto mais ocidental da Europa, integra o Grupo Ocidental dos Açores e tem cerca de quatro mil habitantes.
Segundo João Paulo Corvelo, nos últimos dias, os florentinos foram surpreendidos com a falta de botijas de gás para abastecimento doméstico nos postos de abastecimento da ilha.
A ruptura de reservas, segundo este dirigente do PCP/Flores, está também a afectar as rações para os animais bovinos, o que tem provocado problemas aos agricultores, que, alegadamente, “não têm alimento para as suas vacas”.
“Há 20 anos, esta situação era comum durante o Inverno aqui nas Flores, devido aos cancelamentos das ligações marítimas por causa do mau tempo, mas hoje isto é inadmissível”, frisou João Paulo Corvelo.
Contactada pela Lusa, uma fonte da Transinsular, empresa de transporte marítimo de mercadorias, garantiu que o navio 'Sete Cidades' segue quarta-feira para as Flores com um carregamento que vai repor as reservas da ilha.
A fonte da Transinsular assegurou ainda que não houve nenhum cancelamento de viagens para as Flores nos últimos dias devido ao mau tempo.