Açoriano Oriental
Ucrânia
Reino Unido sanciona russos e iranianos envolvidos nos bombardeamentos com 'drones'

O Reino Unido anunciou m novo pacote de sanções a comandantes militares russos pelo envolvimento na invasão da Ucrânia e a empresários e funcionários iranianos envolvidos na produção ou fornecimento de 'drones' à Rússia.

Reino Unido sanciona russos e iranianos envolvidos nos bombardeamentos com 'drones'

Autor: Lusa/AO Online

Ao todo, foram sancionados 12 oficiais superiores das forças armadas russas, entre os quais o Major-General Robert Baranov, identificado por uma investigação do site Bellingcat como comandante de uma unidade responsável pela identificação de alvos dos mísseis de cruzeiro russos.

Também foram aplicadas sanções à empresa iraniana Oje Parvaz Mado Nafar Company (MADO), que fabrica 'drones' (aeronaves não-tripuladas), bem como ao diretor Yousef Aboutalebi, ao oficial da Guarda da Revolução Islâmica Abdollah Mehrabi e ao chefe da Organização das Indústrias de Aviação do Irão, Afshin Khajeh Fard. 

As sanções incluem o congelamento de bens e proibição de viajar para o Reino Unido.

Na origem deste novo pacote anunciado por Londres estão os ataques aéreos mais recentes pelas forças russas com recurso a 'drones' de fabrico iraniano contra cidades ucranianas e respetivas infraestruturas energéticas, resultando em cortes de energia e aquecimento em pleno inverno.

Estima-se que mais de 6.000 civis ucranianos tenham morrido desde o início da invasão russa, principalmente como resultado de ataques com mísseis e artilharia russa, muitos dos quais direcionados contra alvos civis, violando o Direito Humanitário Internacional, invoca o Executivo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, justifica que os 'drones' iranianos de fabrico iraniano "têm desempenhado um papel central nestes ataques”, invocando informações dos Estados Unidos de que o Irão se tornou um dos principais apoiantes militares da Rússia.

"Os acordos sórdidos entre o Irão e a Rússia ameaçam a segurança global”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, através da rede social Twitter, propondo-se a castigar esta “aliança desesperada” responsável por “ataques repugnantes” na Ucrânia.

Em Teerão, o Governo iraniano afirmou hoje que a Ucrânia não apresentou provas que sustentem as suas acusações sobre a utilização pela Rússia de 'drones' de fabrico iraniano no quadro da invasão.

O ministro da Defesa iraniano, Mohamad Reza Ashtiani, disse que especialistas de Teerão e Kiev realizaram uma reunião para discutir a situação e acrescentou que "o lado ucraniano não apresentou qualquer documentação sobre o uso de 'drones' iranianos pela Rússia".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados