Açoriano Oriental
Brexit
Reino Unido e EUA assinam acordo de circulação aérea

O Reino Unido e os Estados Unidos assinaram um acordo negociado em 2018 que vai permitir a continuidade dos voos comerciais entre os dois países quando terminar o período de transição pós-Brexit, informou o Ministério dos Transportes britânico.

Reino Unido e EUA assinam acordo de circulação aérea

Autor: Lusa/AO Online

O acordo foi assinado pelo ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, e pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Os voos entre o Reino Unido e os EUA operam sob um acordo de céu aberto entre a UE e os EUA, mas o território britânico deixará de estar ligado ao bloco europeu em 31 de dezembro, quando terminar o período de transição.

Devido à pandemia covid-19, a circulação aérea que normalmente movimenta milhões de passageiros entre os dois países foi significativamente reduzida.

"O acordo de serviços aéreos vai permitir-nos continuar a viajar e fazer comércio com um dos nossos amigos e aliados mais próximos, trabalhando juntos para impulsionar mutuamente as nossas economias em ambos os lados do Atlântico", disse Shapps, num comunicado.

O acordo com os EUA foi negociado em 2018 pelo antecessor de Shapps, Chris Grayling, que também assegurou pactos com outros países extra-europeus, como o Canadá, Albânia, Geórgia, Islândia, Israel, Kosovo, Montenegro, Marrocos e Suíça.

Reino Unido e EUA estão em negociações para um acordo de comércio bilateral, que atualmente é estimado em cerca de 230 mil milhões de libras (256 mil milhões de euros) por ano.

Londres e Bruxelas também estão a negociar um acordo de comércio pós-Brexit, o qual também vai regular o transporte aéreo entre os dois espaços aéreos, já que esta área não é coberta pela Organização Mundial do Comércio.


 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.