Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Região tem 36 freguesias com menos de 500 eleitores
Das 155 freguesias dos Açores, 36 têm menos de 500 eleitores, sendo Mosteiro, na ilha das Flores, a que contabiliza menos inscritos para as eleições regionais, 30.
Região tem 36 freguesias com menos de 500 eleitores

Autor: Lusa/AO Online

 

Nesta ilha do grupo ocidental do arquipélago, nove das 11 freguesias distribuídas por dois concelhos têm menos de meio milhar de eleitores.

Destas nove, quatro não chegam a uma centena: além de Mosteiro (30 inscritos), Fajãzinha (69), Caveira (74) e Lajedo (94).

Os números provisórios de inscritos nas freguesias da Região Autónoma dos Açores à data de 18 de setembro são da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Os Açores vão a votos no dia 16 de outubro para eleger o novo parlamento regional.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Dos 19 concelhos do arquipélago, só Ponta Delgada e Vila Franca do Campo (na ilha de São Miguel), Vila do Porto (ilha de Santa Maria) e Santa Cruz da Graciosa não contabilizam freguesias com menos de 500 eleitores.

Mas é na maior e mais populosa ilha do arquipélago, São Miguel, do grupo oriental do arquipélago, que está o concelho com maior número de freguesias nesta situação.

No Nordeste, sete das nove freguesias têm menos de 500 inscritos para as eleições regionais: Achada, Achadinha, Salga, Santana, Algarvia, Santo António de Nordestinho e São Pedro de Nordestinho, onde o número de eleitores varia entre 277 e 498.

Ainda nesta ilha é possível encontrar outras freguesias nas mesmas circunstâncias: Água Retorta (433 eleitores) e Faial da Terra (418), no concelho da Povoação; Ribeira Chã (481) na Lagoa, e Lomba de São Pedro (316), na Ribeira Grande.

De regresso ao grupo ocidental, Lajes das Flores tem seis das sete freguesias com menos de 500 eleitores, apenas escapando a esta tendência a sede do concelho, situação que se repete no concelho vizinho de Santa Cruz das Flores onde também só a freguesia sede do município contabiliza mais de meio milhar de eleitores, de um total de quatro.

Na vizinha ilha, do mesmo grupo, o Corvo, que não tem freguesias, possui 334 eleitores.

Já no grupo central dos Açores, com exceção de Santa Cruz da Graciosa, todos os concelhos das ilhas do Faial, Terceira, Pico e São Jorge repetem a situação.

No Faial, com um único concelho, Horta, das 13 freguesias, quatro – Capelo, Praia do Norte, Ribeirinha e Salão – contabilizam menos meio milhar de inscritos. No vizinho Pico, a segunda maior ilha dos Açores em território, seis freguesias dos três concelhos não alcançam também aquele número.

As freguesias são Calheta do Nesquim, Ribeirinha e São João, nas Lajes do Pico; São Caetano, na Madalena; e Santa Luzia e Santo Amaro, em São Roque do Pico.

São Jorge, por seu lado, que devido à diminuição da população “perdeu” neste sufrágio um deputado para a ilha de São Miguel, passando a eleger três parlamentares, apresenta três freguesias com menos de 500 eleitores: Manadas (no concelho das Velas), e Norte Pequeno e Topo (Calheta).

Angra do Heroísmo e Praia da Vitória (Terceira) somam também três freguesias com menos de 500 eleitores: Doze Ribeiras e Serreta no primeiro; Quatro Ribeiras no segundo.

No total, os Açores têm inscritos para as eleições regionais 228.160 eleitores, de acordo com os dados provisórios da SGMAI.

O arquipélago tinha o ano passado 245.766 habitantes, referem as estimativas provisórias anuais da população residente, do Instituto Nacional de Estatística.

Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, concentra mais de um quarto da população, com 68.403 pessoas.

Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, é o segundo concelho mais populoso (34.586 habitantes) e, logo depois, de novo em São Miguel, o município da Ribeira Grande (32.720).

No sentido inverso, Vila do Corvo, com 459 habitantes, é o município com menor número de residentes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados