Autor: Rafael Dutra
O Partido Socialista, a Aliança Democrática (PPD-PSD/CDS-PP/PPM), o Bloco de Esquerda, a Iniciativa Liberal, o Chega e a CDU todos apresentaram candidatos açorianos nas suas listas.
Contudo, os lugares que ocupam nas diferentes listas destas forças partidárias variam, tal como a probabilidade destes candidatos serem eleitos eurodeputados.
André Rodrigues surge em quinto lugar na lista apresentada pelo Partido Socialista às eleições europeias de 9 de junho, que tem como cabeça de lista Marta Temido.
O socialista é deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Por sua vez, Paulo Nascimento Cabral foi colocado no 7.º lugar elegível da Aliança Democrática, numa lista que é encabeçada por Sebastião Bugalho.
Paulo Nascimento Cabral é conselheiro na Representação de Portugal junto das instituições europeias, com os pelouros dos Açores e Energia, tendo sido chefe de gabinete do Presidente do Governo dos Açores. No Parlamento Europeu foi Assessor Local, Assessor Parlamentar e Chefe de Gabinete.
Por seu lado, a Iniciativa Liberal, encabeçada por João Cotrim de Figueiredo, deu o segundo lugar da lista à açoriana Ana Martins, o que equivale à melhor posição elegível, em termos de classificação, de todos os candidatos pelos Açores.
Formada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Ana Martins, natural da ilha Terceira, é atualmente uma das vice-presidentes de Rui Rocha na direção nacional dos liberais.
O Chega, que espera eleger o seu primeiro deputado, colocou José Pacheco como sétimo, na lista às europeias, liderada por António Tânger Correia.
José Pacheco é deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e líder do Chega/Açores.
Já o Bloco de Esquerda colocou a candidata Aurora Ribeiro como sétima na sua lista, que tem Catarina Martins como cabeça de lista.
Natural do Faial, Aurora Ribeiro é investigadora na área da Sociologia, licenciada em Cinema e Realização, e mestre em Comunicação e Media.
Por fim, na lista da CDU, liderada por João Oliveira, surge Cátia Benedetti, em 14.º lugar, o pior lugar elegível dos seis candidatos dos Açores.
Cátia Benedetti é professora universitária, funcionária política, tradutora e intérprete.