Autor: Lusa/AO Online
Numa nota enviada à agência Lusa, a embaixada confirma ter “informado o Governo português da decisão final tomada pelo secretário da Defesa para modificar a estrutura das forças dos Estados Unidos na base aérea das Lajes”.
“A decisão enquadra-se nos esforços do Governo dos Estados Unidos em todo o mundo para garantir que estamos a afetar o nível adequado de recursos para realizar as nossas importantes missões”, lê-se na nota.
Evocando a relação bilateral “longa, mutuamente benéfica e produtiva” numa “ampla série de áreas”, a embaixada assegura que esta decisão “em nada diminui a importância da relação bilateral nem afeta a importância estratégica da base aérea das Lajes”.
A nota termina remetendo quaisquer esclarecimentos adicionais para o governo português.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou, na sexta-feira passada, que os Estados Unidos informaram Portugal da aprovação de uma proposta da Força Aérea norte-americana que prevê uma “forte redução” da presença na base das Lajes, Açores.
Segundo o porta-voz do MNE, a informação foi dada na segunda-feira anterior e transmitida dois dias depois ao Governo Regional dos Açores.
No sábado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, assegurou que Portugal vai tomar "em breve" uma posição sobre a redução da presença norte-americana nas Lajes e afirmou que essa alteração “terá obviamente consequências".
A intenção de reduzir a presença norte-americana na base foi inicialmente comunicada ao Governo português pelo secretário da Defesa, Leon Panetta, num encontro em Washington, no final de fevereiro, com o homólogo português, José Pedro Aguiar-Branco.
A medida insere-se na revisão da presença norte-americana no estrangeiro, devido aos cortes previstos no orçamento do Departamento de Defesa.
-
premiumLiga regista aumento de doentes com cancro a precisar de apoio
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro está apoiar 294 doentes nos Açores, um número que há um ano estava em 280. No último mês os novos pedidos foram todos de São Miguel. Peditório do passado fim de semana teve boa adesão nos Açores
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada