Açoriano Oriental
Música
Recital de piano com Paulo Oliveira no Teatro Ribeiragrandense
No âmbito do programa da Temporada de Música dos Açores tem lugar no dia 13 de Novembro, pelas 21h30, no Teatro Ribeiragrandense, um recital de piano com Paulo Oliveira que assinalará o bicentenário dos nascimentos dos compositores F. Chopin e R. Schumann.
Recital de piano com Paulo Oliveira no Teatro Ribeiragrandense

Autor: GACS/AO online
Paulo Oliveira é um dos melhores pianistas portugueses da sua geração e foi vencedor de vários concursos nacionais e internacionais dos quais se destacam o 1.º prémio no Concurso Internacional «Bartók-Kabalevsky-Prokofiev», em 2003, o 2.º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés, em 2009, e o 1.º prémio do concurso de piano integrado no Festival Chopin 2010, que teve lugar no Teatro São Luiz, em Lisboa. Concluiu recentemente o seu doutoramento com o eminente pedagogo e pianista Sequeira Costa, na Universidade do Kansas (EUA).

Na primeira parte do recital será interpretado o Carnaval op. 9, de Robert Schumann, um conjunto de 20 peças curtas ligadas entre si  por um tema recorrente. Esta obra foi escrita entre 1834 e 1835, e é uma das suas obras mais tocadas apesar de ser extremamente exigente em termos técnicos. Na segunda parte do recital será interpretada a Sonata para piano n. º 3, em Si menor, op. 58 de F. Chopin, escrita em 1844, cinco anos antes da morte do compositor. Frédéric Chopin dedicou esta sonata, escrita em quatro andamentos, à Condessa Emilie de Perthuis.

Este recital faz parte do Ciclo de Laureados da Temporada de Música 2010 e tem o patrocínio da EDA (Electricidade dos Açores).

 A Temporada de Música 2010 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Juventude Musical Portuguesa.
         
 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados