Rangel aponta Seguro como adversário e ambiciona vitória

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP às europeias, Paulo Rangel, apontou o secretário-geral do PS, António José Seguro, como seu adversário nessas eleições e disse ambicionar a vitória, considerando que é um objetivo difícil.


 

Em declarações aos jornalistas, à margem da reunião do Conselho Nacional do PSD que aprovou os candidatos sociais-democratas às europeias, Paulo Rangel referiu-se ao cabeça de lista do PS, Francisco Assis, como "um bom candidato", uma pessoa que respeita e com quem tem relações cordiais.

"Terei o maior gosto em defrontá-lo a ele, e ao líder do PS, António José Seguro - porque ele é que é o rosto da política europeia do PS, que nos cria algum desapontamento e preocupação", acrescentou o eurodeputado, alegando que o PS está "marginalizado" na família dos socialistas europeus.

Quanto à composição da lista conjunta do PSD e do CDS-PP, Paulo Rangel sustentou que é equilibrada em termos regionais, geracionais e de competências e combina renovação com continuidade, revelando "uma aposta muito forte" nas europeias.

O ex-líder parlamentar do PSD argumentou que coube ao CDS-PP indicar o 4.º e o 8.º nomes "por uma razão simples": porque há cinco anos elegeu o 4.º e o 9.º eurodeputados e Portugal vai perder um representante no Parlamento Europeu, passando de 22 para 21.

"O objetivo eleitoral, já sabemos qual é: ganhar as eleições, o que significa ter mais votos e eventualmente mais deputados", afirmou Paulo Rangel. "É um objetivo difícil, mas eu geralmente não me pauto por pôr objetivos fáceis e um Governo que teve de governar durante estes três anos também está habituado a objetivos difíceis", considerou.

Paulo Rangel apelidou o n.º 2 da lista hoje aprovada pelo Conselho Nacional do PSD, o ex-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, de "senador da República", ligado às autarquias.

Em seguida, assinalou que o 3.º lugar é ocupado por "uma independente" e "sindicalista", Sofia Ribeiro, indicada pelo PSD/Açores, adiantando que ficará responsável pelos "temas sociais e do mundo do trabalho" no Parlamento Europeu.

Em 5.º lugar, prosseguiu, vai "o eurodeputado com mais experiência que Portugal alguma vez teve", Carlos Coelho, "um nome absolutamente consensual no PSD e um nome fortíssimo" - atrás do candidato indicado pelo CDS-PP Nuno Melo - e em 6.º Cláudia Aguiar, que "representará a juventude e também a Região Autónoma da Madeira".

Segundo Paulo Rangel, o 7.º da lista da coligação PSD/CDS-PP, José Manuel Fernandes, é o eurodeputado "que mais relevância teve nesta legislatura", especialista nas questões orçamentais da União Europeia.

Quanto à escolha do deputado e dirigente algarvio do PSD José Mendes Bota para o 9.º lugar, sustentou que "é muito relevante para garantir um balanço regional", pois "faltava aqui algum peso ao Sul".

 

PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP