PSD quer 10 milhões para compensar quebra no POSEI

O deputado do PSD/Açores à Assembleia da República António Ventura defende que o próximo Orçamento do Estado contemple 10 milhões de euros “referentes aos valores em falta do programa POSEI para os Açores”.



Segundo uma nota enviada hoje pelo partido, o parlamentar defendeu no plenário de quarta-feira que o POSEI (programa comunitário para fazer face aos custos da insularidade) “tem, neste momento, um défice de 10 milhões de euros para os Açores e de cinco milhões de euros para a Madeira, estando em cima da mesa uma proposta da União Europeia para um corte de 3,9%”.

“É agora que se pode ver a coragem de todos os grupos parlamentares, se efetivamente os cortes previstos pela União Europeia avançarem e não for reposto o défice vigente”, afirmou, defendendo uma firma e urgente posição do parlamento perante “o que poderá ser um cenário muito complicado para todos os produtores agrícolas das regiões autónomas”.

Também o Governo Regional dos Açores (PS) já se pronunciou hoje sobre os possíveis cortes no POSEI - Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas, dedicado à agricultura, pedindo à ministra da Agricultura que intensifique diligências junto das instâncias europeias, no sentido de reforçar a sua dotação orçamental.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP