Os social-democratas sugerem uma audição, na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, do secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, e do presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, Tiago Santos, para “prestarem esclarecimentos sobre o processo de privatização da Azores Airlines”.
O júri da privatização da companhia aérea pública açoriana vai propor a rejeição da proposta do consórcio Atlantic Connect Group, a única admitida no concurso, por entender que não “salvaguarda os interesses” da SATA e da região, segundo uma nota de imprensa divulgada na quarta-feira.
“Na sequência do anúncio do júri do concurso público de privatização da Azores Airlines de que irá propor a rejeição da proposta apresentada pelo consórcio Atlantic Connect Group, os deputados social-democratas consideram essencial que o Governo Regional e a administração da SATA prestem todos os esclarecimentos sobre o desenvolvimento deste processo”, referem os social-democratas em nota de imprensa.
O requerimento apresentado pelo grupo parlamentar prevê que as audições ocorram após a deliberação da SATA Holding sobre o relatório final do júri do concurso, garantindo assim que os deputados “disponham de toda a informação relevante”, incluindo os relatórios preliminar e final do júri e a fundamentação da decisão tomada pelo Grupo SATA.
Os deputados social-democratas solicitaram ainda a audição do presidente do conselho de administração da SATA Holding acerca do processo de cisão e criação da SATA Handling.
