Açoriano Oriental
PSD/Açores escolhe líder em "directas"
O PSD/Açores vai a “directas” a 9 de Novembro para escolher o líder do partido no arquipélago, num acto eleitoral em que todos os militantes poderão votar, tenham ou não as quotas em dia.

Autor: Lusa / AO online
O líder do PSD/Açores, Carlos Costa Neves, reafirmou hoje à agência Lusa que se vai recandidatar ao cargo, cerca de um ano antes das eleições para o Parlamento açoriano, que deverão decorrer em Outubro de 2008.

    Para as “directas” regionais está previsto que todos os militantes do PSD/Açores votem, adiantou Costa Neves, para quem estas primeiras eleições para escolher o presidente dos social-democratas açorianos “nem podiam ser de outra forma”.

    Segundo disse, o PSD/Açores nunca aprovou um regulamento de quotas, o que deverá ficar clarificado só no Congresso Regional, que vai decorrer de 30 de Novembro a 01 de Dezembro, na ilha de São Miguel.

    Apesar destas “directas” serem as primeiras de âmbito regional, Costa Neves salientou que este método de eleição, em que participam todos os militantes, já é utilizado nos actos eleitorais das estruturas de ilha e concelhias do PSD/Açores, desde há cerca de 30 anos.

    Perante isto, o PSD/Açores vai manter, a 09 de Novembro, uma “prática de sempre”, que, segundo o líder regional, “assegura o princípio da igualdade entre militantes”, uma vez que a sua participação não está dependente do pagamento de quotas.

    Esta “opção consciente” do partido nas ilhas permite “eliminar desigualdades” entre os militantes, uma vez que todos os que estejam “claramente registados” no partido estão em condições de votar, explicou.

    Costa Neves recusou, ainda, que esta decisão do PSD/Açores possa entrar em confronto com o novo líder do partido, alegando que notícias recentes indicam que a moção de Luís Filipe Menezes a submeter ao Congresso Nacional aponta nesta direcção

    O regulamento para estas eleições, no seu artigo sétimo (Capacidade Eleitoral), indica que “só podem votar os militantes inscritos até ao 90º dia anterior à realização do acto eleitoral e que constem dos cadernos eleitorais”.

    As primeiras eleições directas no PSD/Açores realizam-se a 09 de Novembro, terminando o prazo para apresentação de candidaturas a 25 de Outubro.

    A data foi recentemente escolhida na cidade de Ponta Delgada, no Conselho Regional do PSD, que agendou também o próximo Congresso Regional dos social-democratas para 30 de Novembro e 01 de Dezembro, na ilha de São Miguel.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados