Açoriano Oriental
PS convoca Comissão Política Nacional para quinta-feira
O PS convocou uma reunião da Comissão Política Nacional para quinta-feira para fazer uma "análise da situação política", informou o partido.
PS convoca Comissão Política Nacional para quinta-feira

Autor: Lusa/AO Online

 

A reunião de quinta-feira terá como destaque uma análise aos resultados das autárquicas de domingo, bem como a preparação das bases de um programa de Governo para as próximas legislativas, de acordo com fonte do partido.

Em abril, o secretário-geral socialista, António José Seguro, anunciou no XIX Congresso Nacional do PS que iria promover uma "Convenção Novo Rumo", aberta a independentes e destinada a preparar o programa eleitoral que os socialistas vão apresentar nas próximas eleições legislativas.

A Comissão Política Nacional abordará também a "situação económica e social e a incapacidade do Governo em equilibrar as contas públicas".

O PS venceu no domingo as eleições autárquicas em número de votos e em número de câmaras, reconquistando a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), e dominando nos principais centros urbanos do país.

Nestas eleições, o PS ultrapassou os 1,8 milhões de votos, cerca de 36 por cento, conseguiu mais de 900 mandatos e venceu 149 câmaras sozinho e uma (no Funchal) liderando uma coligação.

Nas eleições autárquicas de 2009, o PS, sob a liderança de José Sócrates, já tinha sido o partido mais votado (com cerca de 38 por cento, correspondentes a mais de dois milhões de votos), assim como a força política que mais mandatos obtivera (606), mas perdera por sete face ao PSD em número de câmaras (139-132), ficando sem a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Os restantes partidos também já reuniram ou vão reunir os seus principais órgãos para analisar os resultados do sufrágio de domingo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados