Açoriano Oriental
PS/Açores pede explicações sobre fecho de Postos de Turismo em Santa Maria

O grupo parlamentar do PS/Açores questionou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre as razões do encerramento dos dois Postos de Turismo da ilha de Santa Maria, foi hoje anunciado.

PS/Açores pede explicações sobre fecho de Postos de Turismo em Santa Maria

Autor: Lusa

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional açoriana, os deputados socialistas Joana Pombo e João Vasco Costa perguntam ao executivo liderado por José Manuel Bolieiro quais são as razões para o fecho dos Postos de Informação Turística de Santa Maria e do aeroporto e “qual a sua previsão de abertura”.

“Quais as medidas que o Governo Regional tomará para que esta situação não se volte a repetir e para que seja assegurado, sempre e em qualquer circunstância, a abertura dos Postos de Informação Turística, na ilha de Santa Maria, em qualquer altura do ano?”, também pergunta o PS.

Os dois parlamentares querem ainda saber qual é “o quadro de pessoal afeto aos referidos Postos de Informação Turística” da ilha de Santa Maria.

Segundo os socialistas, os dois Postos de Turismo encontram-se encerrados “desde a última semana do mês de setembro” e exibem a indicação “Todos os Dias: Temporariamente Encerrado”, “sem que haja qualquer outra informação adicional de data prevista de abertura”.

O PS/Açores justifica o pedido de explicações por considerar que “esta é mais uma situação bem reveladora do abandono a que o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM, apoiada pelo Chega, votou a ilha de Santa Maria”.

Os Postos de Turismo “são um recurso utilizado por muitos turistas, principalmente à sua chegada e para planificação de sua estadia, sendo de extrema importância para a divulgação de toda a informação sobre a ilha, património cultural e ambiental, assim como sobre a economia local - restauração, artesanato, entre outros”, lê-se.

Os subscritores do requerimento lembram que o turismo é “um setor basilar na economia regional, importante para a criação de valor para os residentes que dele, direta ou indiretamente, dependem”.

“Os Açores são o único arquipélago no mundo certificado como Destino Turístico Sustentável, tendo alcançado o seu terceiro nível de prata, reconhecimento do ‘EarthCheck’, distinção possível por todo o trabalho desenvolvido por anteriores Governos, liderados pelo Partido Socialista, que dotaram todas as ilhas, sem exceção, de infraestruturas que permitiram o usufruto de todo o património natural e cultural (...), extensível a todos os meses do ano”, lembram Joana Pombo e João Vasco Costa.

Na opinião dos socialistas, é “necessário que as valências dos serviços do próprio Governo Regional estejam preparadas e disponíveis para que seja possível a sua abertura constante durante todo o ano”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados