Açoriano Oriental
PS/Açores diz ser "fundamental" reconstrução do porto das Lajes das Flores

O líder do grupo parlamentar do PS/Açores, Vasco Cordeiro, considerou hoje ser “fundamental” que o Governo Regional avance com a reconstrução do porto das Lajes das Flores, danificado por várias tempestades.

PS/Açores diz ser "fundamental" reconstrução do porto das Lajes das Flores

Autor: Lusa

Vasco Cordeiro declarou que “é fundamental que o Governo Regional faça a sua parte” e “avance efetivamente com esta reconstrução, porque a sua ausência está a deixar a ilha das Flores para trás”.

O dirigente do maior partido da oposição, que visitou o porto no âmbito das jornadas parlamentares do PS/Açores, a decorrerem nas Flores, referiu, citado em nota de imprensa, que “neste momento a ponte-cais está mais exposta, mais vulnerável a novas tempestades”.

“Todo o tempo que perdemos na reconstrução do molhe de proteção faz perigar cada vez mais a ponte-cais, que não foi desenhada para existir sem o molhe de proteção”, disse Vasco Cordeiro, ressalvando que, “neste momento, nem sequer é conhecido o projeto daquilo que o Governo Regional pretende realizar no local”.

A propósito da deslocação aos Açores do ministro das Infraestruturas e Habitação, João Galamba, no fim de semana, o líder parlamentar referiu que “o Governo da República demonstra empenho neste processo, mas é preciso que a região execute rapidamente a sua parte, de forma a que a porção da ajuda financeira da República chegue aos Açores e ajude a restabelecer a normalidade no porto das Lajes das Flores”.

Para Vasco Cordeiro (que foi presidente do Governo Regional antes do atual líder do executivo, o social-democrata José Manuel Bolieiro), a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação é “bem demonstrativa do empenho que o Governo da República demonstra para com os Açores, do reconhecimento desta infraestrutura para a região e para a ilha das Flores em concreto, e da sua vontade de ajudar à reconstrução deste porto”.

Em 16 de dezembro de 2022, a Portos dos Açores adiantou que o mau tempo "veio fragilizar ainda mais o quebra-mar" do porto das Lajes das Flores, destruído na sequência da passagem do furacão Lorenzo (em outubro de 2019), uma infraestrutura "muito desabrigada" e exposta às condições meteorológicas.

Em 21 de outubro a operacionalidade do porto das Lajes das Flores foi reposta com a primeira atracação do navio "Monte da Guia" na nova ponte-cais.

O projeto do porto para repor "definitivamente" a capacidade portuária da infraestrutura das Lajes das Flores tem previsão de lançamento de procedimento concursal no primeiro trimestre de 2023.

A obra deverá ficar concluída até final de 2028.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados