Nacionalização do BPN

PS aceita proposta para ouvir Constâncio

O PS deverá aceitar a proposta do CDS para ouvir o governador do Banco de Portugal sobre as irregularidades no Banco Português de Negócios, mas deverá rejeitar o pedido do Bloco de Esquerda para ouvir os ex-responsáveis do banco.


O PS disse que deverá votar favoravelmente a proposta do CDS para ouvir o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, na Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças no âmbito das irregularidades do BPN.

    "Somos favoráveis à audição do governador do Banco de Portugal para que haja esclarecimentos sobre os factos", disse o deputado socialista Afonso Candal, na comissão de Orçamento e Finanças.

    Quanto ao requerimento do Bloco de Esquerda para ouvir antigos responsáveis do BPN (Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Abdool Vakil e Rui Machete), bem como o actual presidente, Miguel Cadilhe, o PS deu entender que votará contra.

    "Não nos devemos precipitar nas entidades a ouvir nesta fase", disse Afonso Candal, argumentando que "é preciso apurar se há processos a decorrer na PGR e no Banco de Portugal" relativos ao BPN.

    "A AR não se deve intrometer", caso os processos estejam a decorrer, reforçou, adiantando que "devem ser responsabilizados aqueles que têm responsabilidade".
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024