Protecção Civil acionou plano de socorro na Serra da Estrela que se vai manter até à Páscoa

Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou hoje que ativou o Plano Operacional Nacional para a Serra da Estrela, que se manterá ativo até à Páscoa de 2011, para assegurar a proteção e socorro aos visitantes.


Em comunicado, a ANPC explica que o plano é um instrumento de gestão operacional, "que permite planear, organizar e coordenar um Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro na Serra da Estrela, constituído por meios humanos e equipamentos, capazes de responder com eficácia às necessidades dos cidadãos".

O dispositivo é constituído pelos corpos de bombeiros da Covilhã, Gouveia, Loriga, Manteigas, S. Romão e Seia, pela Força Especial de Bombeiros, pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS/GNR) e por outras forças e meios, qualificados para a execução das missões de proteção e socorro.

O plano abrange uma vasta área do Maçico Central, envolvendo os distritos da Guarda e de Castelo Branco, que abrange zonas dos municípios da Covilhã, Manteigas, Seia e Gouveia, situados a uma altitude superior a 1400 metros, com exceção da área urbana das Penhas da Saúde.

Com a ativação deste dispositivo, a ANPC pretende assim definir mecanismos rápidos de proteção e socorro que permitam fazer face a eventuais situações de perigo, num período em que a Serra da EStrela costuma receber milhares de visitantes.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP