Açoriano Oriental
Dia 15 de novembro
Proteção Civil dos Açores apela à adesão do exercício “A Terra Treme”

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) irá associar-se à 7ª edição do exercício de sensibilização para o risco sísmico: “A Terra Treme”, promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Proteção Civil dos Açores apela à adesão do exercício “A Terra Treme”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O exercício decorre sexta-feira, dia 15 de novembro, pelas 10h15 e terá a duração de um minuto, podendo qualquer pessoa participar, individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.


O objetivo da iniciativa é que todos saibam o que fazer antes, durante e depois de um evento sísmico, conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegerem e se sentirem mais seguros.


Durante o exercício deverão ser praticados os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar: esta posição evita que possa cair durante o sismo e permite mover-se; Proteger: proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; Aguardar: aguarde até a terra parar de tremer.


Nos Açores, para além dos colaboradores do SRPCBA e dos corpos de bombeiros, é pretendido que participem também as escolas, assim como entidades públicas e privadas.


De acordo com o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, esta iniciativa “assume extrema importância, porque, apesar de um sismo parecer um fenómeno distante, essa possibilidade é real e pode atingir qualquer comunidade”, disse citado em nota de imprensa.


“A melhor forma de cada um poder intervir, é em primeiro lugar, estar bem informado no que respeita aos riscos existentes e aos procedimentos a ter, caso venham a acontecer”, afirmou Carlos Neves, acrescentando que “por isso é importante alertar, sensibilizar e incentivar a sociedade civil a praticar as regras básicas a seguir, antes, durante e após um sismo que podem salvar vidas”.


Para mais informações, poderá ser consultado o portal www.aterratreme.pt, onde se encontram vários recursos alusivos à iniciativa. Aconselha-se ainda que seja preenchida também uma ficha de participação em www.aterratreme.pt/inscreva-se.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados