Autor: Lusa/AO Online
Os grupos Central e Oriental dos Açores estavam sob aviso amarelo até ao final da manhã de hoje devido a previsão de chuva e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Num aviso meteorológico, emitido ao final da manhã de hoje, a Proteção Civil dos Açores informa que, e segundo o IPMA, "a depressão localizada a sul do arquipélago continua a provocar muita instabilidade, podendo assim ocorrer precipitação pontualmente forte nas ilhas do grupo Oriental".
Assim, as duas ilhas daquele grupo (São Miguel e Santa Maria) estarão sob aviso amarelo entre as 13:00 de hoje e as 02:00 de sexta-feira, devido a previsões de precipitação pontualmente forte.
Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lembra que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados", pelo que, "em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".
Assim, aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.
Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas e não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas, são outras das medidas recomendadas.
Aos condutores, aconselha uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
Além disso, recomenda ainda uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.
-
Lúpus afeta aproximadamente 166 pessoas nos Açores
-
Cultura e Social
Projeto musical Bermim promete viagem interior para fazer ponte com os Açores