Açoriano Oriental
Proteção Civil dos Açores alerta para chuva forte em São Miguel e Santa Maria
A Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta tendo em conta a previsão de chuva forte em São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental) entre as 13:00 de hoje e as 02:00 de sexta-feira.
Proteção Civil dos Açores alerta para chuva forte em São Miguel e Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

Os grupos Central e Oriental dos Açores estavam sob aviso amarelo até ao final da manhã de hoje devido a previsão de chuva e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num aviso meteorológico, emitido ao final da manhã de hoje, a Proteção Civil dos Açores informa que, e segundo o IPMA, "a depressão localizada a sul do arquipélago continua a provocar muita instabilidade, podendo assim ocorrer precipitação pontualmente forte nas ilhas do grupo Oriental".

Assim, as duas ilhas daquele grupo (São Miguel e Santa Maria) estarão sob aviso amarelo entre as 13:00 de hoje e as 02:00 de sexta-feira, devido a previsões de precipitação pontualmente forte.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lembra que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados", pelo que, "em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

Assim, aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas e não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas, são outras das medidas recomendadas.

Aos condutores, aconselha uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Além disso, recomenda ainda uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados