Açoriano Oriental
Proteção Civil alerta para chuva forte em São Miguel e Santa Maria
A Proteção Civil dos Açores alertou este sábado para a previsão de chuva forte e trovoada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, uma situação que a partir de segunda-feira se poderá estender às ilhas do grupo Central.
Proteção Civil alerta para chuva forte em São Miguel e Santa Maria

Autor: Ao Lusa

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "uma depressão centrada a sul do arquipélago, com probabilidade de se tornar ciclone subtropical durante os próximos cinco dias, irá provocar precipitação contínua temporariamente forte no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), situação esta que a partir de segunda-feira se poderá estender às ilhas do grupo Central".

De acordo com as previsões do IPMA, que emitiu um aviso amarelo para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, a precipitação poderá ser contínua e temporariamente forte entre as 14:00 locais de domingo e as 02:00 de segunda-feira.

As previsões apontam ainda para trovoada frequentes e dispersas entre as 14:00 de domingo e as 02:00 de segunda-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lembra que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "medidas de autoproteção para estas situações"2.

A Proteção Civil aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, a manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Além disso, recomenda que não seja despejado lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas.

Aos condutores aconselha uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados