Açoriano Oriental
Propostas para as Portas da Cidade não satisfazem autarquia

Câmara Municipal de Ponta Delgada assume requalificação do centro histórico após nenhuma das quatro propostas do concurso de ideias ter tido o “exigente nível” pedido

Propostas para as Portas da Cidade não satisfazem autarquia

Autor: Nuno Martins Neves

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assumir a requalificação do centro histórico. Adecisão foi ontem comunicada, em nota de imprensa, após a autarquia liderada por Pedro Nascimento Cabral (PSD) não ter ficado satisfeita com qualquer das quatro propostas apresentadas ao concurso de ideias, mesmo a que terminou na primeira posição.

Segundo nota de imprensa, nenhuma das propostas atingiu uma pontuação que refletisse “o exigente nível a que o concurso se propôs e que aquele troço de território merece”, pelo que a autarquia decidiu-se pela não adjudicação do projeto.

A proposta vencedora, que vai receber 10 mil euros, foi considerada pelo júri do concurso, no relatório final, como aquela que melhor soube “ler e interpretar o núcleo urbano central da cidade, nas suas diferentes dimensões e componentes, sejam temporais, materiais ou imateriais”.

Aproposta do gabinete Vieitas, a vencedora, propunha a deslocalização das Portas da Cidade, monumento classificado de interesse público nacional, para o seu local original, junto aos edifício mais a este, a recriação simbólica da antiga Varanda de Pilatos, com um espelho de água.

No entanto, e segundo o comunicado de imprensa, o júri do concurso aponta a “reduzida participação e a manifesta falta de matéria crítica e de soluções, traduzida pelo redutor número de propostas apresentadas a concurso”. É referido ainda que as propostas, “não obstante em fase embrionária”, falham ou omitem premissas relevantes estipuladas nos Termos do Concurso, como conceitos de smart city, circuitos de mobilidade, mobiliário e equipamentos técnicos, entre outros.

Tendo em consideração o relatório final, a autarquia decidiu “não adjudicar o projeto em causa e terá de assumir a solução a implementar na reabilitação do centro histórico de Ponta Delgada”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados