Promoção de concursos de obras públicas cresce em novembro mas cai face a 2013

A promoção de concursos de obras públicas mais do que duplicou em novembro face a outubro, mas caiu 7% em relação ao mesmo mês do ano passado, anunciou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.


 

No barómetro das obras públicas hoje publicado, a associação indicou que, em novembro, foram promovidos concursos num valor total de 174 milhões de euros, quando em outubro o valor tinha sido de 78,8 milhões de euros.

Esta subida de 2,2 vezes aconteceu depois de outubro ter sido o segundo pior dos últimos cinco anos em termos de abertura de processos.

Em termos homólogos, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) registou uma quebra de 7% na abertura de novos concursos.

No total acumulado – entre janeiro e novembro - foram lançados 1.717 concursos de obras públicas, num total de 1.485 milhões de euros.

Nos ajustes diretos de empreitadas celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas, notou-se, até ao final de novembro, uma quebra de 15% face ao período homólogo do ano passado, totalizando 360 milhões de euros.

A nível dos contratos celebrados ao abrigo de concursos públicos, a associação notou um “forte abrandamento nos volumes reportados”, ao registar-se, em novembro, um total de cerca de 32 milhões de euros de contratos celebrados, o que representa “pouco mais de um terço do verificado no mês anterior”.

Em termos acumulados, foram celebrados, desde o início do ano, contratos no valor de 1,02 mil milhões de euros, resultantes de concursos de obras públicas, traduzindo uma variação homóloga positiva de 14%.

Em termos globais, o volume total de contratos celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas até final de novembro, foi de 1,42 mil milhões de euros, representando uma variação de 0,1%, face ao mesmo período de 2013, anulando o crescimento que se verificava nos últimos 4 meses.

A MUSAMI-Operações Municipais do Ambiente, com 68 milhões de euros, foi a entidade que liderou a classificação do volume de concursos públicos promovidos.

 

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares