Projeto SIARAM disponibiliza novos conteúdos

Projeto SIARAM disponibiliza novos conteúdos

 

Ana Carvalho Melo   Regional   29 de Out de 2012, 10:22

O projeto SIARO projeto SIARAM - "Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores" disponibiliza desde esta segunda-feira novos conteúdos e temáticas que mostram a biodiversidade do Açores

No âmbito de mais um aniversário da erupção vulcânica dos Capelinhos foram recolhidos testemunhos sobre a memória do vulcão. São entrevistas em vídeo, de pessoas que viveram essa experiência em 1957 e 1958.

Sobre as fajãs dos Açores foi iniciado um trabalho com destaque para o seu património cultural e para a relação perfeita que o homem tem com a natureza nestes lugares.

A paisagem do interior da ilha Terceira foi moldada ao longo dos séculos pela presença e manutenção dos touros de raça brava. Os touros na ilha Terceira tiveram ao longo dos tempos uma relação eficaz com a natureza e, por isso, poderão ter tido uma grande importância na preservação dos espaços naturais. Sobre este assunto são disponibilizadas imagens do interior da ilha e testemunhos em vídeo de historiadores e investigadores da universidade dos Açores que falam sobre os espaços onde são criados touros bravos e a sua relação com a conservação da natureza.

É feita uma nova abordagem à paisagem dos Açores com novas imagens de todas as ilhas. Nesta área, e com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, é possível disponibilizar imagens aéreas dos Açores.

É também iniciada uma abordagem aos jardins dos Açores que têm um valor patrimonial muito importante sobre o ponto de vista cultural e botânico. Alguns deles albergam espécies de quase todo o planeta e algumas delas muito raras. Iniciamos este trabalho com o Jardim Duque da Terceira e o Jardim do Palácio de Sant’Ana,em São Miguel.

O sítio abre um novo capítulo sobre os anfíbios nos Açores disponibilizando imagens e vídeos sobre as duas espécies que aqui existem: a rã e o tritão-de-crista. Fica também disponível o livro “Tritão de Crista em São Miguel” da autoria de Emanuel Machado, editado pela Associação Ecológica Amigos do Açores em 1997.

A energia solar e a produção de energia elétrica por biogás são questões abordadas nesta atualização do SIARAM. É disponibilizada informação sobre estas tecnologias e sobre como estão implementadas nos Açores.

Poderemos saber um pouco mais sobre a única erupção terrestre que ocorreu na ilha Terceira após o povoamento. O Vulcão dos Mistérios Negros de 1761 é uma erupção com características muito interessantes e representa um marco na paisagem do interior da ilha Terceira. Para além de imagens e vídeos sobre este lugar é também publicada uma evocação histórica da autoria de Jorge A. Paulus Bruno.
Sobre recursos hídricos no Açores é publicado o texto de investigação “Para uma Antropologia da Água Doce no Arquipélago dos Açores” do Professor de Antropologia Cultural da Universidade dos Açores e Diretor do Museu de Vila Franca do Campo, Rui de Sousa Martins.

São disponibilizados ainda novos conteúdos sobre o Centro de Visitação da Furna do Enxofre na ilha Graciosa, Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo em São Jorge e sobre o Viveiro Florestal de Espécies Autóctones na ilha Terceira. É também renovada a informação sobre as novas exposições do Observatório do Ambiente dos Açores na ilha Terceira, Observatório Microbiano dos Açores e ExpoLab em São Miguel. Ficam agora disponíveis no SIARAM todos os centros que contribuem para o conhecimento das riquezas ambientais dos Açores.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.