Açoriano Oriental
Projeto “Margullar 2” distinguido pela Associação Internacional para a Cooperação Turística

A Direção Regional dos Assuntos Culturais, recebeu no passado dia 16 de dezembro a distinção de mérito e excelência por parte da Associação Internacional para a Cooperação Turística, concedida ao trabalho em curso no âmbito do projeto Margullar 2. O prémio será entregue esta quinta-feira, 19 de janeiro, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid.


Autor: Açoriano Oriental

 
Com esta distinção atribuída ao projeto Margullar 2, a Associação reconhece que o trabalho em curso é um modelo a seguir, ao nível mundial.

O projeto Margullar 2 enquadra uma linha estratégica de trabalho, na área do património cultural subaquático, que visa a criação de um novo produto de turismo de qualidade e atratividade, assente no potencial da arqueologia subaquática na Macaronésia.

"A Direção Regional dos Assuntos Culturais conta com diversos parceiros internacionais e nacionais, nos territórios de Senegal, Cabo Verde, Canárias e Madeira, bem como com a fundamental colaboração, ao nível regional, da ADCA – Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores, cujo papel se mantém essencial, desde sempre, na continuidade da sua execução", adianta nota enviada à redação do Açoriano Oriental.

A Associação Internacional para a Cooperação Turística é um organismo não governamental, constituído por especialistas de vários países, que monitoriza estratégias de desenvolvimento económico através do potencial turístico de cada região, valorizando a sustentabilidade e a intercooperação entre parceiros. Em dezembro de 2020, diante da necessidade de reivindicar a cooperação e a promoção de um dos setores mais afetados pela pandemia, foi lançada oficialmente a primeira Associação Internacional de Cooperação para o Turismo (ASICOTUR) com sede em Espanha e projeção global. A ASICOTUR pretende posicionar-se como um catalisador da transferência de boas práticas, conhecimento e tecnologia turística. Trata-se justamente de compartilhar experiências que sirvam para promover uma reativação inclusiva e sustentável, conforme preconizado pela própria ONU por meio da Organização Mundial do Turismo.

Esta associação internacional foi criada para “trocar ideias, boas práticas, pensar entre todos, encontrar soluções que uns já utilizaram e que podem ser recicladas noutros moldes, do outro lado do planeta, aplicar inovações que alguns já experimentaram com sucesso, ou evitar erros que outros já cometeram”, nas palavras da secretária-geral, Carmen Pardo.

A Associação Internacional para a Cooperação Turística reconhece ainda que este projeto é um exemplo a seguir no que concerne à cooperação entre instituições da sociedade civil, englobando departamentos governamentais ao nível nacional, regional e municipal, conjuntamente com organismos privados, que formam sinergias com comprovado sucesso.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais e a ADCA – Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores congratulam-se com a distinção, que enobrece todo o nosso património subaquático e a herança cultural que une todos os que por aqui passaram, ao longo de mais de cinco séculos de história.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados