Açoriano Oriental
Projecto para salvar priôlo em documentário exibido em Lisboa
Um documentário sobre o priolo, ave que apenas existe na ilha açoriana de São Miguel, vai ser exibido hoje em Lisboa, numa iniciativa que contará com uma conferência de Mike Salisbury, produtor de documentários sobre vida selvagem da BBC.

Autor: Lusa/AO
A iniciativa é promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e inclui um documentário feito por uma equipa da RTP/Açores (reportagem de Herberto Gomes e imagem de Alexandre Jesus), que será exibido na Escola Superior de Comunicação Social.

    Além disso, está prevista uma conferência de Mike Salisbury, produtor de documentários sobre a vida selvagem, que trabalha na BBC Natural History Unit há cerca de 30 anos.

    O priolo é uma ave em vias de extinção que vive apenas numa zona da ilha açoriana de São Miguel, e que está a ser alvo de um projecto de conservação liderado pela SPEA.

    Além da SPEA, que faz parte da organização mundial BirdLife Internacional, o projecto LIFE Priolo inclui as direcções regionais do Ambiente e Recursos Florestais, Câmara Municipal do Nordeste, Universidade dos Açores e a Royal Society for the Protection of Birds.

    Depois de ser considerada como uma praga para os pomares de laranjeiras no século XIX, a ave sofreu, ao longo de vários anos, a sua maior ameaça: a destruição do seu habitat natural, que remeteu a espécie para a classificação de "criticamente ameaçada".

    O projecto "LIFE Priolo", que termina em 2008, engloba quatro grandes áreas de actuação, que passam pela monitorização da espécie, sensibilização e educação ambiental da populações, criação de legislação específica e reflorestação de uma parcela do habitat natural com plantas endémicas.

    Designado cientificamente por `Pyrrhula murina´, o priolo vive na Serra da Tronqueira e no Pico da Vara, no Leste da maior ilha açoriana, e, por não existir em nenhum outro local no mundo, é considerado como um "valioso elemento da biodiversidade planetária".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados