Açoriano Oriental
Covid-19
Proibição de festividades e de circulação entre as 20h00 e as 05h00 no Carnaval nos Açores

Os estabelecimentos comerciais vão funcionar normalmente nos Açores, na segunda e terça-feira de Carnaval, mas os restaurantes e bares encerram às 15h00 e há proibição de circulação entre as 20h00 e as 05h00, devido à Covid-19.

Proibição de festividades e de circulação entre as 20h00 e as 05h00 no Carnaval nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Tudo continua como estava previsto relativamente à segunda e terça-feira de Carnaval. Quais são as únicas alterações? Os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares encerram às 15h00, há proibição de circulação, a não ser nos casos previstos na lei, entre as 20h00 e as 05h00, e há uma proibição de todo o tipo de festividades”, avançou esta quinta-feira o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, em conferência de imprensa.

O governante tinha anunciado, há uma semana, medidas restritivas para travar a transmissão do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, para o fim de semana que antecede o Carnaval, mas o prolongamento dessas medidas até à terça-feira de Entrudo estava dependente da renovação do estado de emergência.  

Desta formas, das 20h00 desta sexta-feira e até às 23h59 de domingo serão encerrados todos os estabelecimentos de comércio não-essencial e serão encerrados todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, com exceção de ‘take-away’ e serviço ao domicílio.

Estão ainda proibidas, neste fim de semana, festividades ligadas ao Carnaval e a circulação na via pública entre as 20h00 e as 05h00, medidas que se prolongam até terça-feira.

“A maioria dos açorianos está a cumprir escrupulosamente com as medidas que têm sido determinadas – daí os resultados que temos – mas também vão chegando notícias de pessoas que se foram preparando para festejar de uma forma mais ou menos pública o Carnaval. Este não é ano para festejar o Carnaval”, justificou Clélio Meneses.

À exceção dos funcionários do setor privado com contratos coletivos de trabalho que contêm uma cláusula que define a terça-feira de Carnaval como um feriado, os restantes trabalhadores não terão direito a dispensa nesse dia.

“Não havendo Carnaval, não se justifica, nem é coerente, conforme o Governo Regional já anunciou, a existência de tolerância de ponto”, frisou o secretário regional da Saúde.

Clélio Meneses sublinhou que os Açores têm atualmente 118 ativos de infeção pelo SARS-CoV-2, quando já chegaram a ter 916 no mês de janeiro, mas apelou ao respeito pelas regras implementadas.

“Estamos claramente numa situação diferente do resto do país, incluindo da Região Autónoma da Madeira. É preciso continuar este caminho, este esforço. Não podemos, de forma alguma, levantar a guarda, para que mais rapidamente se consolide a nossa situação sanitária e, nessa medida, se normalize a vida de cada um”, frisou.

Nos Açores já foram identificados três casos da variante inglesa do novo coronavírus, mas Clélio Meneses desvalorizou esses números, alegando que “isso não implicou um aumento de casos”.

“O comportamento dos açorianos é claramente mais forte do que qualquer variante”, frisou, acrescentando que, se todos cumprirem as regras, “não há variante que entre”.

Apesar da redução de novos casos de infeção, o executivo açoriano decidiu alargar o rastreio iniciado nas escolas da ilha Terceira à ilha de São Miguel.

“Ainda não terminou na ilha Terceira. Já temos mais de 1.800 pessoas testadas neste processo, sem nenhum teste positivo. Vamos também agora alargar aos alunos e, em São Miguel, também se vai fazer essa testagem, a iniciar-se por Rabo de Peixe”, revelou o secretário regional da Saúde.

“É uma forma de conseguirmos controlar e perceber como vai evoluindo, sabendo-se que as escolas são normalmente os meios onde, pelos aglomerados, podem identificar-se surtos”, justificou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados