Programa de governo do PSD propõe rejuvenescimento da administração pública

O programa eleitoral e de governo do PSD/Açores pretende rejuvenescer a administração pública regional, através da contratação até 1.200 jovens qualificados e da antecipação da reforma de 1.500 funcionários, anunciou o líder do partido.


 

“Com o ‘Programa Gerações’, o [o programa do] governo do PPD/PSD Açores vai dar uma nova esperança à juventude açoriana, combater o desemprego jovem e cumprir um desejo de muitos funcionários públicos”, afirmou Duarte Freitas, acrescentando que esta medida será implementada “sem acréscimo de despesa”.

O cabeça de lista do PSD pelo círculo de São Miguel às eleições regionais de 16 de outubro falava na apresentação pública do programa eleitoral e de Governo do PSD/Açores, que decorreu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Relativamente aos funcionários públicos com 60 ou mais anos, Duarte Freitas adiantou que estes terão dois anos para antecipar voluntariamente a sua reforma, “com condições financeiras atrativas”, permitindo, deste modo, que estejam mais tempo com a família ou se dediquem a outras atividades.

Segundo disse o candidato social democrata, a administração pública regional nos Açores tem 16 mil funcionários, dos quais apenas 37 têm menos de 25 anos e só 400 têm menos de 30 anos.

Para Duarte Freitas os Açores necessitam de “uma nova fase na autonomia regional, colocando as pessoas no centro da atividade governativa e criando uns Açores para todos”, vincando que o PSD tem “ideias, um rumo e muita energia e convicção para ser colocada ao serviço” da região.

Extinguir, pelo menos, 100 cargos políticos ou de nomeação política, criar um código de conduta para todos os titulares de cargos políticos e de nomeação política e um serviço regional de estatística “livre da influência do Governo Regional, com um presidente eleito por maioria de dois terços do Parlamento” são alguns dos compromisso que o PSD pretende implementar se formar governo.

Na Educação a grande prioridade passa por reduzir em 5% o abandono escolar precoce e o insucesso escolar no ensino básico e na Saúde assegurar a cobertura integral da população com médico de família até 2020, embora Duarte Freitas não tenha explicado como irá concretizar estes objetivos.

O programa eleitoral e de governo do PPD/PSD Açores foi coordenado pelo escritor/jornalista Joel Neto e conta com contributos de mais de uma centena de personalidades em diferentes áreas, com e sem ligação ao partido.

O documento, com 157 páginas, está estruturado em quatro capítulos, dedicados à uma nova cultura política, desenvolvimento económico, coesão social e territorial e os Açores no mundo de hoje.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares