Açoriano Oriental
Educação Visual
Professores preocupados com novo currículo do Ensino Básico
A Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica nos Açores manifestou-se "muito preocupada" com as implicações do novo currículo para o Ensino Básico na região, alegando que as alterações "atiram para segundo plano as disciplinas artísticas".
Professores preocupados com novo currículo do Ensino Básico

Autor: Lusa / AO online
"A secretaria regional da Educação vai apresentar, num futuro próximo, um conjunto de propostas que alteram o currículo regional e a matriz curricular no Ensino Básico. Temos grandes preocupações a este nível, porque há uma série de alterações que não nos agradam de todo", afirmou Paulo Araújo, da direcção dos Açores da Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica.

Paulo Araújo falava aos jornalistas após um encontro com o deputado regional do PCP/Açores, Aníbal Pires, no âmbito de uma série de audiências que a associação tem vindo a promover junto dos partidos com assento na Assembleia Legislativa Regional.

Segundo Paulo Araújo, há "uma falta da dimensão plural com as alterações, assistindo-se a uma menor valorização das disciplinas das áreas artísticas e do saber científico, em virtude do reforço das disciplinas consideradas nucleares".

De acordo com a Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica, o currículo nacional "continua a manter uma ênfase grande nas disciplinas e nas áreas curriculares não disciplinares do saber fazer", enquanto na região "há o reforço do número de horas da matemática e do português e o desaparecimento de algumas áreas curriculares como a área de projecto e o estudo acompanhado, embora substituídas por outras".

"Não estamos de acordo com este desenho curricular", frisou Paulo Araújo, alertando que a experiência "já implementada este ano lectivo", aponta no sentido de "atirar para segundo plano as disciplinas artísticas".

Na sua perspectiva, "é completamente impensável que não exista uma área específica no corpo do currículo ao nível do 3º ciclo, porque pura e simplesmente desapareceu, pois é uma disciplina de opção".

A associação vai também reunir esta semana com o grupo parlamentar do PS e Bloco de Esquerda.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados