Produtos portugueses promovem-se na Europa

Produtos portugueses, como enchidos, queijos, azeite ou vinho, vão percorrer nove países europeus durante quase dois meses, numa iniciativa que pretende atrair turistas e mostrar a aplicação dos sabores nacionais a receitas locais, anunciou a organização.


 

Pelo menos 20 cidades da Alemanha, Polónia, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha vão receber o ‘roadshow' da gastronomia portuguesa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), disse à agência Lusa o presidente desta entidade, José Borralho.

Na campanha "Portugal Love at First Bite", uma carrinha, onde foi instalada uma cozinha, vai estar na estrada a partir de segunda-feira e, pelo menos, até dia 28 de novembro, com o jovem chef João Quaresma ao volante e atrás dos fogões.

Berlim (Alemanha) é a primeira etapa desta "aventura", segundo os organizadores.

"Vamos levar os sabores portugueses, mostrando ao público europeu que há um conjunto de histórias à volta dos produtos típicos e de algumas receitas portuguesas. Vamos levar as joias do país: a alheira, os queijos, o vinho, o azeite, o arroz, os cogumelos, a fruta, o bacalhau, a doçaria e até broa de milho", descreveu José Borralho.

O objetivo é "mostrar as características destes produtos e como é que eles devem ser utilizados para retirar o melhor sabor".

Entre o público estarão líderes de opinião, cozinheiros, importadores e comunicação social, referiu, acrescentando que o ‘roadshow' tem dois objetivos principais.

"O primeiro é captar interesse das pessoas enquanto turistas para virem a Portugal e às diferentes regiões, porque temos produtos de várias regiões. O outro é mostrar que há produtos que têm bastante potencial, nomeadamente para a cultura gastronómica local", referiu o presidente da APTECE.

O lançamento da campanha decorre hoje em Lisboa, com a presença da chef Justa Nobre, enquanto "madrinha" da iniciativa.

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Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024