Procissão do Corpo de Deus acontece esta quinta na Povoação

O concelho da Povoação está a ultimar os preparativos para aquela que é considerada a maior festa religiosa do município, a Festa do Corpo de Deus.



Esta quinta-feira, na Vila da Povoação recebe o cortejo religioso em honra do Corpo e Sangue de Cristo. Este ano serão elaborados cinco tapetes gigantes de flores e outros materiais tingidos, meramente decorativos, alusivos à festividade.


Trata-se de um trabalho minucioso que começa semanas antes do dia do cortejo, explica nota de imprensa. A criação destas verdadeiras obras de arte começa na quarta-feira à noite e prolonga-se até à quinta-feira de manhã. Na quinta-feira, as ruas são decoradas a rigor e as varandas dos Paços do Concelho igualmente enfeitadas com primor, assim como as de muitos particulares que enriquecem as suas fachadas para o “Corpo de Cristo” passar.


Recorde-se que aliado ao programa religioso está o programa profano, da responsabilidade da Câmara Municipal e Rita Guerra será cabeça de cartaz, atuando no dia 22 de junho, no Jardim Municipal, pelas 23 horas. Antes, a açoriana Sara Cruz sobe ao palco.


O programa festivo do Corpo de Deus, organizado pela Câmara Municipal da Povoação, começa no dia 19 de junho às 21h30 com a abertura das luzes e a Charanga do Agrupamento dos Escuteiros 766 da Povoação. Seguir-se-á cantigas ao desafio, com Bruno Oliveira, João Luís Mariano, Paulo Miranda, Carlos Sousa e os tocadores Paulo Rocha e Norberto Carvalho, no Jardim Municipal.


No dia 20 de junho a Povoação recebe o cortejo em honra do Corpo e Sangue de Cristo, a partir das 18 horas, acompanhado pelas bandas filarmónicas do concelho. Pelas 21h30 a Sociedade Musical Nossa Senhora Penha de França, de Água Retorta, e a Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, da Povoação, atuarão no coreto do Jardim Municipal.


No dia 21 de junho, pelas 21h30, noite é de Marchas Populares, também no Jardim Municipal. E no dia 22 dia de junho, a partir das 22 horas, Sara Cruz e Rita Guerra farão os concertos tão esperados da noite.


A 23 de junho, o programa encerra com as atuações do Grupo Folclórico de São Pedro, da Lomba do Cavaleiro e com a Banda Filarmónica de São Paulo da Ribeira Quente.



Recorde-se que na Povoação, a procissão do Corpo de Deus realizou-se, pela primeira vez, em 1905, por iniciativa do Padre Ernesto Jacinto Raposo.


Cinco anos após a primeira procissão foi instituído o Feriado Municipal, por proposta do vereador Manuel Soares Brandão.


Por Portaria de 26 de Junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade da procissão do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir até ao presente.


PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP