Açoriano Oriental
Presidentes russo e norte-americano marcam encontro
 O Presidente russo, Dmitri Medvedev, deverá encontrar-se com o homólogo norte-americano, Barack Obama, depois de tomar posse a 20 de Janeiro, anunciou hoje na capital russa o chefe da diplomacia russa.

Presidentes russo e norte-americano marcam encontro

Autor: Lusa/AO Online
   “No passado dia 08 de Novembro, quando de uma conversa telefónica... eles acordaram organizar uma cimeira depois da cerimónia de investidura do Presidente Obama”, declarou Serguei Lavrov ao receber o senador republicano norte-americano Richard Lugar.

    Segundo Lavrov, Moscovo está pronto a examinar, de forma sincera e num espírito de parceria, todas as questões que opõem a Rússia e os Estados Unidos.

    “A Rússia está pronta e esperamos que a nova administração de Washington esteja igualmente disposta, a examinar qualquer dossier com base no respeito mútuo de interesses e no sentido de encontrar respostas mutuamente aceitáveis”, sublinhou.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia considerou que a visita de Richard Lugar a Moscovo inscreve-se no processo de continuidade das relações russo-americanas.

    “Estamos interessados em que as abordagens, os princípios e os mecanismos de cooperação fixados na declaração de Sotchi sejam aplicadas consequentemente”, sublinhou Lavrov, acrescentando que “é necessário reforçar a parceria em todos os domínios”.

    Num artigo publicado no Anuário Diplomático de 2008, obra acabada de publicar em Moscovo, o ministro russo constata uma “crise de confiança” nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos.

    “A história das relações russo-americanas conhece numerosas situações agudas, mas houve períodos piores”, escreveu, precisando que: “hoje, as nossas relações não atravessam o período mais simples, há diferenças de princípio nas abordagens de toda uma série de problemas internacionais, mas o principal, como assinalou o Presidente Dmitri Medvedev, há uma crise de confiança”.

    Lavrov considerou que “sem o restabelecimento da confiança não se poderá realizar as possibilidades existentes para edificar uma interacção bilateral construtiva a longo prazo”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados