Açoriano Oriental
Praia Ambiente promove “Prémio Escola Sustentável 2021”

A Empresa Municipal Praia Ambiente, na Praia da Vitória, ilha Terceira, em parceria com a Tetra Pak Portugal, vai premiar as escolas do município que reciclarem a maior quantidade de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL).


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A primeira edição desta iniciativa, denominada: “A Tua Escola é a Mais Amarela?”, tem o objetivo de envolver a população escolar na separação correta destas embalagens, que devem ser colocadas no ecoponto amarelo, refere nota.

O concurso, dirigido a todas as escolas do concelho da Praia da Vitória, a área geográfica de atuação da empresa, nomeadamente o pré-escolar e o secundário, terá início a 15 de janeiro e terminará a 31 de março 2021. As inscrições decorrem até 8 de janeiro de 2021, para o email aea@praiaambiente.pt.

Tiago Ormonde, vereador da autarquia praiense e presidente do conselho de administração da Praia Ambiente, acredita na importância de "sensibilizar e dar informação às crianças e jovens sobre a necessária separação de resíduos, para, desta forma, contribuirmos para uma reciclagem mais eficiente e eficaz, estando a contribuir para a sustentabilidade ambiental”, disse citado na mesma nota.

Para a responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, Ingrid Falcão, “a proteção do planeta é uma das prioridades basilares da Tetra Pak e, como tal, o Prémio Escola Sustentável 2021 vem incentivar a reciclagem das embalagens da Tetra Pak e apelar à forma correta de o fazer, através da respetiva colocação no ecoponto amarelo. Neste caso, estamos a agir junto da população mais jovem, com uma iniciativa que permite enraizar estes hábitos de uma forma didática, motivadora e divertida”, explicou.

O estabelecimento escolar que atingir o número mais alto de separação de ECAL, por aluno, será premiado.

Os prémios variam entre 300 e 500 euros, dados a três escolas, cada uma com prémios diferentes e os mesmos terão de ser gastos em materiais sustentáveis para a escola, como equipamentos para hortas, doseadores de água ou ecopontos.

A Praia Ambiente responsabiliza-se pela recolha dos resíduos durante o concurso, conforme solicitação da escola.

“Seguir caminhos que contribuam para a preservação e bem-estar do meio ambiente é uma das bandeiras da Câmara Municipal da Praia da Vitória, portanto a autarquia vai continuar a apostar neste tipo de atividades. É muito importante que as próximas gerações tenham um futuro equilibrado, por isso assumimos a preocupação de incluir bons hábitos em relação à reciclagem dos resíduos, uma missão que todos partilhamos e devemos manter presente, do mais pequeno gesto a ações conjuntas como esta. Neste sentido, todas as escolas são convidadas a participar e mal podemos esperar pelo momento das pesagens no final destes três meses”, finaliza Tiago Ormonde.


PUB
 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.