Açoriano Oriental
Açores/Eleições
PPM alerta para atraso do projeto de Ecomuseu no Corvo
O cabeça de lista do PPM pelo Corvo, Paulo Estêvão, prometeu hoje exercer "pressão política" para que o projeto do Ecomuseu da mais pequena ilha dos Açores possa ter "uma maior execução" prática, alegando que "está tudo por fazer".
PPM alerta para atraso do projeto de Ecomuseu no Corvo

Autor: Lusa/AO Online

 

“A verdade é que ao longo de todos estes anos teve uma dotação orçamental de cerca de 400 mil euros, mas a sua execução ficou-se por 10% desta verba. Todo este trabalho está por fazer”, afirmou Paulo Estêvão, em declarações à agência Lusa.

O líder do PPM, que está em campanha para as eleições regionais de domingo, visitou as obras de reabilitação do edifício que vai albergar o museu do Corvo, um imóvel que foi cedido por Paulo Estêvão.

O projeto do Ecomuseu do Corvo prevê a reabilitação das casas com valor cultural e dos arruamentos da zona histórica, mas, segundo o candidato, "neste momento, a única coisa em concreto que o Governo está a executar é a reabilitação do museu sede".

“Este projeto, que é muito interessante, deve ser implementado no conjunto da região para reabilitar os edifícios históricos”, frisou o candidato, que volta a concorrer como cabeça de lista do PPM pelo círculo eleitoral do Corvo.

Segundo o líder do PPM, foram elaborados estudos nos últimos três anos, mas a concretização deste projeto é muito pouco significativa.

Por isso, o candidato promete exercer pressão política e promover um conjunto de intervenções no parlamento dos Açores para que este projeto do Ecomuseu do Corvo tenha um nível de concretização mais alto e possa também beneficiar outras zonas dos Açores que precisam ser valorizadas do ponto de vista cultural.

"Uma das reivindicações mais importantes que apresentamos ao parlamento dos Açores foi, de facto, a criação deste núcleo museológico no Corvo, porque todas as outras ilhas já tinham vários núcleos", sustentou o candidato, destacando a importância do projeto para "resgatar" o passado da ilha e "mostrar ao mundo" o percurso histórico do Corvo.

O candidato defendeu, ainda, a necessidade de "enriquecer" o roteiro cultural do Corvo, sobre Carlos Nascimento, editor de prémios Nobel da literatura como Pablo Neruda e Gabriela Mistral, aprovado pelo parlamento regional.

"Apresentei um roteiro cultural sobre o Carlos Nascimento, que foi o primeiro editor do Pablo Neruda, e também de outro prémio nobel da literatura, Gabriela Mistral, que também foi aprovado e que está concretizado. Mas, queremos também enriquecer este roteiro cultural, para que no Corvo se possa ter um conjunto de obras completo do Pablo Neruda e da Gabriela Mistral", referiu.

Para a votação de domingo estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais de 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados