Povoação devolve 2,5% do IRS aos munícipes em 2023

Autarquia vai devolver 2,5% do IRS que recebe do Estado aos munícipes e vai também manter, pelo 13.º ano consecutivo o IMI no valor mais baixo permitido por lei



A Câmara Municipal da Povoação vai devolver em 2023 aos munícipes 2,5% do IRS que recebe do Estado, ao mesmo tempo que não irá subir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), aplicando pelo 13.º ano consecutivo as taxas mais baixas permitidas por lei.

Conforme refere a Câmara Municipal da Povoação em nota de imprensa, estas medidas propostas pelo executivo camarário liderado por Pedro Melo foram aprovadas em Assembleia Municipal.

Desta forma, a taxa do IMI mantém-se em 0,3% para os prédios urbanos e em 0,8% para os prédios rústicos, tendo sido ainda aprovada, por unanimidade, a redução adicional do IMI para os agregados familiares com dependentes a cargo, sendo que um agregado familiar com um filho terá uma redução adicional de 20 euros; com 2 filhos, uma redução de 40 euros e com três ou mais filhos, a redução será de 70 euros.

A Assembleia Municipal aprovou também, por maioria, deixar a taxa da Derrama em 0,9%, uma medida que tem vindo a ser mantida há vários anos. Outra medida aprovada recentemente na Assembleia Municipal da Povoação foi o Regulamento de Apoios à Habitação, que abrangerá casais jovens, adultos e a população mais idosa, um documento que segue agora para publicação no Diário da República.

Citado em nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, afirma que este é um “contributo muito positivo que a autarquia disponibiliza aos seus munícipes que, junto com outras medidas já anunciadas, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida”. 


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares