Açoriano Oriental
Mundial2014
Portugal está no pote 4 do sorteio mas pode saltar para o 2
Portugal vai integrar o pote 4 no sorteio do Mundial2014 de futebol, que decorrerá na sexta-feira no Brasil, mas pode ainda saltar para o 2, para o qual derivará uma de nove equipas europeias, anunciou a FIFA.
Portugal está no pote 4 do sorteio mas pode saltar para o 2

Autor: Lusa/AO Online

 

Portugal, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda e Rússia compõem o conjunto das nove seleções europeias sem estatuto de cabeça-de-série, mas como cada pote só pode ter oito seleções, uma delas, mediante um sorteio prévio, saltará para o pote 2, ainda só com sete, e ficará num grupo com outra equipa europeia e um dos cabeças-de-série sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai.

Este formato difere do que foi utilizado no sorteio do Mundial de 2006, em que, numa situação semelhante, a FIFA optou por deixar num pote à parte a equipa europeia com pior “ranking”, então Sérvia e Montenegro, e reencaminhá-la para um grupo com uma segunda seleção europeia e um dos cabeças-de-série sul-americanos, para evitar juntar num grupo três equipas da mesma confederação.

Se o sistema fosse mantido na sexta-feira, a França seria a equipa sorteada à parte, uma vez que era a menos bem classificada em outubro de 2013 no “ranking” da FIFA.

Pela sua situação nesse "ranking", Espanha, Bélgica, Alemanha e Suíça completam o pote 1 no sorteio que vai decorrer na Costa de Sauípe, na Bahia, para definir a constituição dos oito grupos dos Mundial de 2014.

O pote 2 conta com as africanas Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria, bem como as sul-americanas que não são cabeças-de-série, ou seja, Chile e Equador, além da referida equipa europeia.

No nível 3 estarão Austrália, Irão, Japão e Coreia do Sul, representantes da zona asiática, e Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos, da América do Norte, Central e Caribe.

O sorteio terá a preocupação geográfica, pelo que não poderá haver duas seleções do mesmo continente no mesmo grupo, à exceção da Europa, que fornece 13 dos 32 finalistas.

As equipas do pote 1 serão as primeiras a conhecer os seus grupos no sorteio, cujo início está marcado para a sexta-feira, às 13:00 locais (16:00 em Lisboa).

O Campeonato do Mundo de 2014 realiza-se no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.

 

Constituição dos potes:

Pote 1: Brasil (anfitrião), Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai, Suíça.

Pote 2: Costa do Marfim, Gana, Argélia, Nigéria, Camarões, Chile, Equador.

Pote 3: Estados Unidos, México, Costa Rica, Honduras, Japão, Irão, Coreia do Sul, Austrália.

Pote 4: Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Rússia, França.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados