Açoriano Oriental
Portugal e Brasil acordam levantamento do embargo a produtos lácteos açorianos

Os governos de Portugal e do Brasil anunciaram esta segunda-feira o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, em vigor desde 2015, após um encontro bilateral, em Lisboa, que juntou as ministras da Agricultura dos dois países.

Portugal e Brasil acordam levantamento do embargo a produtos lácteos açorianos

Autor: Lusa/AO Online

“Neste encontro bilateral foi anunciado o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, que vigorava desde 2015”, indicou, em comunicado, o Governo.

Além da ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, esteve igual presente no encontro o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

De acordo com o executivo português, nesta reunião foi também possível ultrapassar questões que “dificultavam a proposta de novas empresas nacionais para a exportação de lácteos para o Brasil”.

Citada no mesmo documento, Maria do Céu Antunes afirmou ser “essencial para todos os que trabalham na cadeia de abastecimento” falar de oportunidades de crescimento, inovação e resiliência do setor.

“Acredito que deste diálogo sairá reforçada a nossa cooperação histórica, seja no domínio técnico e da transferência de conhecimento, seja no estreitamento das nossas relações comerciais”, sublinhou.

Por sua vez, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias sublinhou a necessidade de cooperação entre Portugal e o Brasil, bem como uma maior aproximação aos países de língua portuguesa.

“Como países irmãos podemos ter relações comerciais mais fortes e mais próximas”, notou.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.